Mazda 3 CS 1.5 SKYACTIV-D 105 Evolve HS Navi

Para os que querem um carro assim

Mazda 3

Mazda 3 CS 1.5 SKYACTIV-D 105 Evolve HS Navi (Fotos: Alenquer)

Ele há sempre os automobilistas que querem um carro assim: com quatro portas e o acrescento de um porta-bagagens. Então, a Mazda fez-lhes a vontade, com o Coupé Style (ou CS), um automóvel elegante, bem esgalhado “fisicamente”, com base na versão Hatch Back de cinco portas. Não é a aposta da Mazda no nosso mercado, mas pode pegar. É que o “3 CS” tem bastos argumentos para isso!

Um “3” com porta-bagagens já não é novidade: a primeira geração já o tinha na gama, apelidando-o de Sedan e enviando-o maioritariamente para a Austrália e os “States. Mas faltava-lhe qualquer coisa, que depressa se percebeu ser personalidade. Na verdade, aquilo que este novo “3 com porta-bagagens e quatro portas” esbanja mal se olha para ele. É que a decisão de tornar este “3” num “coupé” cheio de… “style” saiu bem aos estilistas da marca nipónica. Não falta lá nada, em termos de imagem – o que é bem complementado pelos mesmos argumentos dinâmicos, de qualidade e de equipamento que o seu “irmão mais pequeno” também apresenta.

Conheça as diferenças

dsc09856Efetivamente, este novo Mazda 3 Coupé Style não difere muito do seu irmão mais curto. No exterior, reconhece-se a mesma qualidade de montagem Mazda, sem folgas entre painéis ou estes algo soltos e frágeis. No interior, mantém-se, para lá do espaço rigorosamente semelhante, a mesma ergonomia, a mesma qualidade percetível e, claro está, os mesmos conteúdos – sejam eles de segurança, de conetividade ou de conforto. Afinal, entre o “3” HB e o “3” CS é tudo uma questão de… estilo. No resto, ambos são, digamos assim, gémeos quase perfeitos. Por isso, se quer saber mais quanto a isto, consulte o link válido para o ensaio efetuado ao Mazda 3 Hatchback: https://autoandrive.com/2016/10/07/62279/. Encontra lá tudo isto, bem explicado, pelo que não o iremos repetir.

dsc09853Vamos, isso sim, insistir nas diferenças. A primeira, está à vista desarmada: o perfil. O Mazda 3 Coupé Style (ou CS, abreviando…) é um automóvel ainda mais elegante que a versão HB. Mais comprido apenas 120 mm que o “outro” (embora partilhem a mesma plataforma SKYACTIV, este “3” mede 4,585 m, com a mesma distância entre eixos – 2,7 m), esta majoração de formas não colide, de forma alguma, com as proporções. Bem pelo contrário: estas podem classificar-se como perfeitas, já que o perfil do CS desce harmoniosamente para uma parte traseira que, pela sua altura e dimensão, aproxima deste “3” dos mais estatutários “6”, onde terão ido buscar inspiração. Bem conseguida, diga-se de passagem…

dsc09865O fato de o CS ser um “sedan” de quatro portas, com porta-bagagens “independente”, levou a um acréscimo do volume deste, que passa a ser de 419 litros, mais 55 que na versão de cinco portas e com acesso facilitado pelo bocal de 86 cm de largura.

dsc09855Em termos dinâmicos, apesar de manter a mesma plataforma, esta tem assente uma carroçaria mais volumosa, mas, apesar disso, mais leve: a balança acusa um diferencial final de 1.265 quilos a favor do CS, menos cinco (!) que o HB! Porém, este maior (e diferente) volume até parece ter melhorado o comportamento do Mazda 3. Na verdade, gostámos muito mais da sua postura em curva, mais desportivo e agressivo quando provocado, apesar do seu maior comprimento. Não foge de frente, é mais “carro” (se nos é permitida esta expressão) de curva em curva, tem um pisar mais firme, como se se tratasse de um automóvel mais poderoso e com outros recursos dinâmicos. Foi uma agradável surpresa, viajar depressa com o Mazda 3 CS. E porque, além disso, os consumos se mantém quase idênticos aos da versão mais curta – medimos 5,2 l/100 km, num andamento sem compromisso, quotidiano, utilizando auto-estrada e estradas abertas ou sinuosas e, embora menos, a cidade.

dsc09850Para terminar, o preço: esta versão Evolve HS Navi – que de série inclui coisas como faróis de nevoeiro; limitador de velocidade; ar condicionado dual zone; cruise control; Smart City Break Support e, em opção o sistema de navegação) orça em 26.464 euros, sendo que, entre o “3” curto e o “3” longo, de uma forma geral, vai uma diferença de cerca de 2.500 euros, nos topo de gama, com o CS a ser o mais barato (!) do duo.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

dsc09849Motor: Diant. transv., duas árvores de cames à cabeça. quatro cilindros em linha, 16 v., 1.499 cc, turbo-Diesel, start & stop; Potência (cv/rpm): 105/4.000; Binário Máx. (Nm/rpm): 270/1.600; Vel. Máx. (km/h): 186; Acel. 0-100 km/h (s): 11; Consumos (l/100 km): 3,8; Consumos AutoanDRIVE (l/100 km): 5,2; Emissões CO2 (g/km): 99; Preço (euros): 26.464 (24.764 euros/preço base versão Evolve)

Esta versão Evolve HS Navi custa

Esta versão Evolve HS Navi custa 26.464 euros

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s