Nissan Pulsar 1.6 DiG-T 190 Tekna

O falso “carro de corridas”

Nissan Pulsar 1.6 DiG-T 190 Tekna

Nissan Pulsar 1.6 DiG-T 190 Tekna

O Nissan Pulsar 1.6 DiG-T não é um carro de corridas. Na verdade, apesar do seu motor a gasolina com 190 cv, nem sequer é um verdadeiro desportivo. É, isso sim, um (muito) agradável automóvel familiar médio, bem construído, com boa dinâmica e bom chassis, ao qual a Nissan decidiu associar o já bem conhecido bloco 1.6 DiG-T já existente no Juke Nismo, por exemplo, mas aqui com menos uma vintena de cavalos. Tudo para o animar e tornar mais fresco, por vezes mesmo uma boa surpresa. Mas, repetimo-lo, sem veleidades desportivas – nada mais que um Pulsar atrevido, capaz de piscar os olhos a exemplares mais “tunados” e que, ao contrário deste, não são naturais. Uma vantagem também associada a um nível de equipamento muito completo e, até, expressivo.

Em tempos que já lá vão, tivemos a oportunidade de escalpelizar o produto inventado pela Nissan, sob o nome de Pulsar. Um familiar compacto, bem acabado e com espaço de sobra para a família. Por isso, não vamos aqui repetir-nos sobre o assunto em epígrafe; mas, se quiser recordá-lo, sempre adicionamos o link de acesso rápido ao dito cujo: https://autoandrive.com/2014/12/07/nissan-pulsar-1-5-dci-110-tekna/. Posto isto, vamos ao que interessa.

Depressinha e benzinho

O Pulsar DiG-T é muito interessante de conduzir graças aos seus 190 cv

O Pulsar DiG-T é muito interessante de conduzir graças aos seus 190 cv

E o que interessa, neste Pulsar, é o motor que se anicha sob o capot e a imagem mais musculada que a ele foi associada. Nada de mais, contudo: não é pelos 190 cv e por adições estéticas de contexto desportivo que o Pulsar perde a sua, que já é tradicional, discrição. Mesmo assim, ainda consegue oferecer uns laivos de entusiasmo ao mais pacato dos pais de família…

Os números não enganam: 7,7s dos 0 aos 100 km/h e 217 km/h

Os números não enganam: 7,7s dos 0 aos 100 km/h e 217 km/h

É que, para quem tenha dúvidas ao olhar para a postura calma e discreta deste Pulsar “meio de corrida”, os números não enganam. E não estamos a falar nos 190 saudáveis cavalos que transbordam do mesmo propulsor que anima o Juke Nismo (embora aqui “civilizado” para menos 20 daqueles equídeos). Apesar deles serem bons e se recomendarem, interessante é o facto de o Pulsar DiG-T demorar apenas 7,7 s a subir dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima estar fixada nos 217 km/h. E estas são duas realidades que não se encontram ao alcance de qualquer versão derivada de série… e sem ser um explosivo ( e exclusivo) desportivo ab natura.

A dupla ponteira de escape cromada identificam esta versão

A ponteira de escape cromada identificam esta versão

Continuando, este Pulsar, mesmo nestas condições, conseguem oferecer bastante prazer ao volante. Não só porque a suspensão, embora mais rija, consegue filtrar as irregularidades do asfalto, mantendo sempre a compostura mesmo quando provocado em curva, como a direção é muito exata e direta, sem acusar vibrações desequilibrantes e parasitas.

Não hesistem diferenças na frente deste Pulsar e a de qualquer outro menos potente

Não existem diferenças na frente entre este Pulsar e qualquer outro

Por seu lado, o motor responde bem e com delícia às solicitações do pedal do lado direito e tanto mais de forma agradável, quanto estas forem decididas e másculas. É disto que este Pulsar gosta: decisão e caráter ao volante. Só assim se encontra e percebe o músculo que está dentro do motor 1.6 DiG-T.

Já o dissemos: o Pulsar é um carro sólido e bem construído

Já o dissemos: o Pulsar é um carro sólido e bem construído

Associado a uma caixa manual de seis velocidades, esta é rápida e está bem escalonada, possuindo um engreno fácil e sem hesitações indesculpáveis, que permitem manter inquebrável o ritmo de andamento, mesmo em zonas ou situações mais exigentes. A escolha das suas relações, assim como a existência de um sistema start&stop, deverão ser a justificação para os 5,9 l/100 km anunciados pela marca. Contudo, nunca conseguimos chegar lá, quedando-nos por mais um litrito exato como o valor mais aproximado. O que, mesmo assim, não chega para ser demasiado.

O Pulsar DiG-T está nivelado como Tekna em termos de equipamento

O Pulsar DiG-T está nivelado como Tekna em termos de equipamento

O Nissan Pulsar DiG-T vem nivelado como Tekna. Um escalão alto e luxuoso, que integra estofos em pele, bancos aquecidos, volante revestido a couro com comandos integrados, ar condicionado bi-zona, sensores de estacionamento, câmara de visão 360º, rádio CD/MP 3 com ligações USB e AUX, Bluetooth, sistema de navegação, sistema de deteção de ângulo morto e de transposição de faixa de rodagem cruise control, jantes específicas diamantadas de 18” e ecrã de 5,8” na consola central, integrando várias funcionalidades multimédia, como o Nissan Connect. A tudo isto, deverão associar-se também elementos estéticos diferenciadores e identificadores desta versão desportiva, como os grupos óticos escurecidos, a ponteira cromada do escape e, no interior, pespontos brancos disseminados por alguns locais e revestimento em “carbon look”. O preço, esse, ronda os 30 mil euros.

CARATERÍSTICAS TÉCNICAS

Apesar de tudo os consumos podem ser uma boa surpresa

Apesar de tudo os consumos podem ser uma boa surpresa

Motor: Diant. transv., 4 cil. em linha,  4 válvulas p./cilindro, 16 v., 1.618 cc,injeção de alta pressão sequencial, turbo c./”intercooler”; Potência (cv/rpm): 190/5.600; Binário Máx. (Nm/rpm): 240/1.600 – 5.200; Vel. Máx. (km/h): 217; Acel. 0-100 km/h (s): 7,7; Consumos (l/100 km): 5,9; Consumos AutoanDRIVE (l/100 km): 6,8; Emissões CO2 (g/km): 138; Preço (euros): 30.050

O Pulsar 1.6 DiG-T de 190 cv ensaiado custa

O Pulsar 1.6 DiG-T de 190 cv ensaiado custa pouco mais de 30 mil euros

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s