Renault Espace 1.6 dCi 160 EDC 4Control Initiale Paris

Ar de “lounge”

Renault Espace Bla Bla Bla (Fotos: Foz do Arelho)

Renault Espace 1.6 dCi 160 EDC 4Control Initiale Paris (Fotos: Foz do Arelho)

Seguríssimo, Confortabilíssimo …Íssimo… em Qualidade, Espaço, Tecnologia, Novidade, Dinâmica. Termina tudo em “íssimo”, de facto, no novo Renault Espace. E, outra vez de facto, podíamos ter escolhido um título que acabasse em “íssimo”. Mas seria demasiado óbvio. Então, viajámos até outra dimensão: a dos espaços VIP que podemos encontrar, em viagens topo de gama, em locais como aeroportos. Ou seja, este Renault Espace 1.6 dCi EDC 4Control Initiale Paris é igual a um autêntico “lounge”: tem tudo e tudo em grande quantidade e com muita, mas mesmo muita, qualidade. Entremos.

Em primeiro lugar, deixo aqui o link para a apresentação, em maio de 2015, do novo Renault Espace. Clique e perceba mesmo como é agora a navio-almirante da marca francesa: https://autoandrive.com/2015/04/15/novo-renault-espace-a-partir-dos-42-000-euros/. Porque aquilo que interessa nas linhas que se seguem é a nossa impressão/perceção prática de tudo o que, na teoria, parece funcionar tão bem.

Admirável novo mundo

Apesar das suas dimensões a Espace é bastante compacta

Apesar das suas dimensões a Espace é bastante compacta

Na nova Renault Espace, há várias coisas que saltam à… primeira vista. Desde logo, as dimensões – 486 cm de comprimento, 189 cm de largura, 168 cm de altura – fazem com que o resultado seja admiravelmente equilibrado, um cadinho de elegância e força naturais. Esta impressão visual justifica-se, aliás, pela distância entre eixos de 2,88 m (mais 16 mm que na atual Grand Espace) e pela altura ao solo sobrelevada 16 cm (mais 4 cm que na anterior Espace), medidas que incrementam o espaço interior, bem como o dinamismo do modelo.

A Espace inaugurou a nova estética da marca francesa

A Espace inaugurou a nova estética da marca francesa

Depois, a imagem: com a sua grelha estendida de topo a topo da frente, o pára-brisas panorâmico “Lumière” de 2,8 m2 de superfície e a invulgar assinatura luminosa diurna em forma de “C” assimétrico em cada farol dianteiro, com utilização 100% Full LED e as guias de luz traseiras de “design” apurado, a nova Espace teve a honra de inaugurar a imagem que a Renault irá cultivar no futuro mais imediato. E isso, num volume tão intenso, traduz-se numa mescla de sensações novas e inquietantes, desde a surpresa à curiosidade que, na prática, acabam por se revelar absolutamente normais e perfeitamente justificadas.

A qualidade percetível logo no exterior salta à vista

A qualidade percetível logo no exterior salta à vista

Enfim, a qualidade: por dentro e por fora, tudo ressuma uma inegável procura do que de melhor se pode oferecer a quem procura um veículo com a nova Espace, desde a firmeza da carroçaria (audível no bater firme e “cheio” das portas, de todas as portas) ao interior, não apenas espaçoso e polivalente, como recheado com materiais nobres, acabamentos sem mácula e uma tecnologia “à la minute”, com tudo o que é novidade em termos de conetividade e de ligações externas.

O interior é luminoso e ressuma alta qualidade

O interior é luminoso e ressuma alta qualidade

Além disso, tivemos a sorte de ensaiarmos a versão Initiale Paris, que funciona como topo de gama. E, lá dentro, descobrimos um mundo de mimos e sensações quase perfeitas. Exemplos? Câmara de MA; estacionamento automático; alerta de transposição de faixa; Head up display; teto de vidro com cortina elétrica; ambiente personalizável, com cinco tons de cor ambiente; AC automático Dual Zone e bancos traseiros;

Tecnologia, conetividade e muito espaço compõem o interior

Tecnologia, conetividade e muito espaço compõem o interior

portão traseiro automático; pele em todo o interior, com exceção na consola central; bancos em pele aquecidos e com massagem e regulação elétrica (condutor e passageiro); écrã táctil de 8,7”, multi-funções; chave mãos livres, identifica cartão à distância e acende as luzes de presença; faróis Full LED na frente e atrás; sistema áudio BOSE com som BOSE Surround a bordo, em estreia; Pack Visio System e Pack Advanced Safety; jantes de 19”.

Os bancos rebatem por toque mas têm que se erguer à mão

Os bancos rebatem por toque mas têm que se erguer à mão

Mas também existem… senões. Afinal, não há bela sem eles! Os bancos são rebatíveis por toque – um a um ou todos ao mesmo tempo. Mas, depois, em que se “erguer” manualmente…

“Jarbas, apetecia-me algo…”

A Espace tem reconhecidas qualidades dinâmicas

A Espace tem reconhecidas qualidades dinâmicas

Quem não conhece esta que é uma das “deixas” mais famosas da publicidade na TV? Pois bem: mal entramos no habitáculo da Renault Espace e nos instalamos, com o maior conforto possível e imaginário, nas autênticas poltronas existentes no seu interior, revestidas a couro integral Nappa com 10 vias de regulação elétrica e aquecimento e função de massagem, apetece mesmo começar a pedir: “Apetecia-me algo!”

São diversas as tecnologias de segurança embarcadas na Espace

São muitas as tecnologias de segurança e de condução embarcadas na Espace

Para lá da escolha da luz ambiente e da personalização do mesmo através de imagens refletidas pelo ecrã tátil, existem outras escolhas à disposição do condutor. Mas estas basicamente dinâmicas e de condução, que é declinada em quatro possibilidades, ou modos: ECO/Neutral/Comfort/Sport, qualquer deles perfeitamente adequado às necessidades, ou desejos, de quem está no comando. O último, Sport, pode parecer um exagero num veículo como este, mas a verdade é que resulta bem e anima a postura em estrada, que raramente se descompõe

Os faróis possuem tecnologia 100% Full LED

Os faróis possuem tecnologia 100% Full LED

– pelo contrário, as zonas mais sinuosas e empenhativas ultrapassam-se de forma até divertida, fazendo esquecer as dimensões acima da média da Espace. Uma ode absoluta ao sistema Multi-Sense, que coordena todas as tecnologias instaladas a bordo, entre as quais o chassis 4Control de quatro rodas direcionais, com amortecimento pilotado. Porém quanto a nós, a escolha mais óbvia vai para o modo Comfort – uma palavra simples, mas que diz tudo. É como andar de sofá na estrada… Na verdade, vários sofás – por exemplo, na segunda fila existem três bancos individuais, bem como outros dois na terceira, quando a lotação sobe para sete passageiros.

A Espace tem consumos na ordem dos 7 l/100 km

A Espace tem consumos na ordem dos 7 l/100 km

Um sofá económico (sem abusar do modo mais económico, sempre dizemos que os “nossos” consumos se quedaram pelos 7,1 l/100 km) e silencioso, pois a Renault manejou por forma a que não penetre um murmúrio sequer para dentro do habitáculo, que permanece em silêncio (mecânico, está bom de ver, pois a aparelhagem sonora BOSE de som cristalino e perfeito não é para ficar desligada…) absoluto, seja lá a que rotações estiver o bloco 1.6 dCi de 160 cv e animado por uma caixa automática EDC de seis relações, fáceis de engrenar através da curiosa e aerodinâmica (a Renault chama-lhe mesmo “sensual”) alavanca de velocidades existente – cuja precisão e rapidez notáveis são acentuadas pelo comando “shift by wire” elétrico, sem cabo mecânico, o que aumenta a fluidez de movimentos.

O motor 1.6 dCi de 160 cv está sempre disponível

O motor 1.6 dCi de 160 cv está sempre disponível

O motor, esse, está sempre disponível, com o binário de 380 Nm a aparecer, em força, a partir das 1.750 rpm, alongando-se depois numa útil faixa de rotações, que lhe dão a “alma” necessária para estar sempre “em cima” e sem sobressaltos ou necessidades condenáveis. Enfim, é fácil e quase instintivo rodar bem acima daquilo que os radares policiais aconselham… E, já agora, sempre em segurança, ou a Renault Espace não fosse, está claro, também um (quase) inesgotável compêndio de soluções úteis a bem da dita cuja: alerta de transposição de linha, comutação automática dos faróis, alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos painéis de sinalização, aviso de ângulo morto (Pack Visio System); alerta de distância de segurança e sistema de travagem ativa de emergência (Pack Advanced Safety).

O preço desta versão da Espace é de quase 53 mil euros

O preço desta versão da Espace é de quase 53 mil euros

Para finalizar, quanto se tem que pagar por todos este ramalhete? Bom, contas feitas, pelo menos 52.910 euros. E, se é certo que nem toda a gente se pode dar a este (autêntico) luxo, também é certo que o tal (luxo) é bem merecido…

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

A Espace Initiale Paris tem jantes de 19"

A Espace Initiale Paris tem jantes de 19″

Motor: Diant., longit., 4 cil. em linha, 16 v, 1.598 cc, turbo-Diesel, 16 v., 2 árvores de cames à cabeça, turbo-compressor de geometria variável c./”intercooler”, inj.directa múltipla “common rail”; Potência (cv/rpm): 160/4.000; Binário Máx. (Nm/rpm): 380/1.750; Vel. Máx. (km/h): 202; Acel. 0-100 km/h (s): 9,9; Consumos (l/100 km): 4,7; Consumo AutoanDRIVE: 7,1 l/100 km; Emissões CO2 (g/km): 120; Preço (euros): 52.910

O topo de gama da Renault Espace tem um preço de 52.910 euros

O topo de gama da Renault Espace tem um preço de 52.910 euros

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos e Divulgação (interiores)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s