Renault Captur 1.5 dCi 110 Exclusive

O coração certo

Renault Captur 1.5 dCi 110 Exclusive (Fotos: Casais do Pinhal Velho e Aldeia da Lapinha, Lagoa de Óbidos)

Renault Captur 1.5 dCi 110 Exclusive (Fotos: Casais do Pinhal Velho e Aldeia da Lapinha, Lagoa de Óbidos)

Quando a Renault lançou o Captur, o charco agitou-se; esta era uma pedrada demasiado diferente para permanecer despercebida. E com razão: desde então, este “crossover” – ou SUV, ou monovolume, conforme a mentalidade de quem dele quiser falar – compacto traçou o seu lugar, de uma maneira indisfarçável, no segmento respetivo. Tinha o necessário; irreverência nas formas, praticabilidade no conteúdo e no espaço; juventude no sangue. Faltava-lhe uma coisa: um coração mais de acordo com a imagem desassombrada, que o tornasse num objeto de desejo para quem este tipo de automóveis enche as medidas. Agora, a Renault resolveu o assunto, ao colocar debaixo do seu “capot” de linhas já modernas, o motor 1.5 dCi, sim, mas com 110 cv em vez dos 90 anteriores. E este sim, é o coração certo: bate mais disponível e mantém (quase) os mesmos níveis de gulodice. Isso é bom – e pouco mais caro.

Sob o capot do Captur está agora o bloco 1.5 dCi de 110 cv

Sob o capot do Captur está agora o bloco 1.5 dCi de 110 cv

Estamos, é claro, a falar no universo Diesel, pois na família a gasolina a versão TCe de 90 cv foi agora complementada com uma equivalente, mas com 120 cv. Tudo, portanto, para agilizar o Captur. O que, diga-se em abono da verdade, foi plenamente conseguido. Se não, vejamos – num exercício em que, por uma vez, os números não enganam, indo de acordo ao popular ditado…

Disponível suavidade

Os 110 cv tornam o Captur mais ágil e agradável de utilizar

Os 110 cv tornam o Captur mais ágil e agradável de utilizar

Os 110 cv (mais 20 que na versão “original” Diesel) tornam, realmente, o Captur muito mais agradável e utilizar e até num bom companheiro de viagens. Claro, é um veículo compacto, o que se nota na sua postura em estrada, onde não é assertivo nem divertido, mas agora algo mais que apenas competente em comportamento. Está disponível seja em que situação for – subidas, curvas e contracurvas, em ritmos mais vivos e no trânsito mais compacto, onde a maior potência evita o anterior constante recurso à caixa de velocidades – agora, com seis relações, em vez das anteriores cinco, o que torna a condução não apenas mais interessante e relaxante, como nivela os consumos.

Com performances mais favoráveis o Captur ficou ainda mais amigo do condutor

Com performances mais favoráveis o Captur ficou mais amigo do condutor

Ah, os números! Pois bem: mais 20 cv e mais 5º Nm (210 contra atuais 360, esta a verdadeira razão da referida disponibilidade a tempo inteiro…) querem dizer mais 4 km/h (171 contra 175); menos 2,1 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h (13,1 contra 11); curiosamente, menos consumos anunciados (4,2 contra 3,7 – aqui, não chegamos a acordo, pois não conseguimos baixar da fasquia dos 6 l/100 km); e, no entanto, mais emissões poluentes (98 contra 96 da versão mais “fraca”). Por isso, o Captur está agora (ainda) mais amigo do homem, perdão!, do condutor.

O centro de gravidade mais alto nota-se no comportamento

O centro de gravidade mais alto nota-se no comportamento

Pena que, a certas velocidades, a frente tenha alguma tendência a afastar-se do eixo das curvas e que a direção se torne um pouco imprecisa e pouco informativa. Mas, enfim, não se pode ter tudo – e já o dissemos, o Captur é um compacto, é certo, mas é também um SUV, pequeno, é certo, mas com uma mais elevada altura ao solo e um também mais alto centro de gravidade. E isso nota-se…

As jantes de 17" são de s+erie neste nível Exclusive

As jantes de 17″ são de série neste nível Exclusive

Nivelado Exclusive no equipamento, este Captur trazia de série a chave mãos livres com fecho à distância automático; sistema Start&Stop com Power Button; sensores de luzes (com LED dianteiros), de chuva e de estacionamento atrás – onde eram complementados com o chamado Pack

O Pack City é opcional e integra câmara de marcha-atrás

O Pack City é opcional e integra câmara de marcha-atrás

City, composto pela câmara de marcha-atrás e espelhos retrovisores rebatíveis, um dos opcionais que a unidade ensaiada trazia); gaveta do porta-luvas refrigerada; e jantes em liga leve de 17”. O travão de mão era mecânico (e não elétrico) e os bancos eram revestidos com capas laváveis removíveis através de fecho.

A pintura metalizada Bi-Tom é outro opcional

A pintura metalizada Bi-Tom é outro opcional

Regressando aos opcionais, estes incluíam também a pintura metalizada Bi-Tom, a decoração interior azul (mesma cor da carroçaria), o pneu suplente e o R-Link, com ecrã tátil de 7”. No final, a fatura pedida (sem estes opcionais) iniciava-se nos 23.340, mais 840 que os 22.500 pedidos pela versão equivalente de “apenas” 90 cv. Mas será que a diferença, ditada pelos números, merece isso? Não posso dizer: a escolha é, sempre, sua!

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Esta versão custa só mais 840 euros que a equivalente com 90 cv

Esta versão custa só mais 840 euros que a equivalente com 90 cv

Motor: Diant. transv., 4 cil., 1 árvore de cames à cabeça, 8 v., 1461 cc, turbo-Diesel de geometria variável, inj.directa c./ “common rail” e “intercooler”; Potência (cv/rpm): 110/4.000; Bin.Máx. (Nm): 260/1.750; Vel. Máx. (km/h): 175; Acel. 0-100 km/h (s): 11,0; Consumos (l/100 km): 3,6; Consumos AutoanDRIVE (l/100 km): 5,4; Emissões CO2 (g/km): 98; Preço (euros): 23.340

O preço deste Captur é de 23.340 euros no nível de equipamento Exclusive

O preço deste Captur é de 23.340 euros no nível de equipamento Exclusive

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s