Nissan Qashqai 1.5 dCi 110 4×2 360º

Visão global

Nissan Qashqai 1.5 dCi 4x2 360º

Nissan Qashqai 1.5 dCi 4×2 360º (Foto: Capela de Nossa Senhora da Nazaré)

O 360º é uma edição especial do Nissan Qashqai. Até aqui, nada de… especial: edições destas há muitas, um pouco por toda a marca. O que distingue esta é que, por pouco menos de 26.500 euros, tem uma visão global do que é um equipamento completo – e não só… E não estamos só a falar do chamado Escudo de Proteção Inteligente…

A primeira vez que andamos com o novo Nissan Qashqai, levámo-lo até Mértola e ao Pulo do Lobo. Era uma novidade e, por isso, o ideal seria ir com ele até longe de casa. O resultado, pode revê-lo no link: https://autoandrive.com/2014/05/26/nissan-qashqai-1-5-dci-110-4×2-n-tec/.

O Qashqai não recebeu nenhuma atualização da imagem nos últimos meses

O Qashqai não recebeu nenhuma atualização da imagem nos últimos meses

Agora, isso já não foi necessário. Daí para cá, o Qashqai manteve-se igualzinho, com as mesmas qualidades – exteriores, interiores, dinâmicas e de equipamento – declinadas nesse texto. Recebeu, quanto muito, mais algum equipamento – como nesta versão especial, a que a Nissan, muito prosaicamente, chama “360º”. Nela, a diferença básica está em meia-dúzia de itens interessantes, que se juntam, ao (muito) equipamento de série do Qashqai. E, ainda por cima, por um preço bastante contido – nada menos que uns 3.000 euros a… menos que versão N-Tec, que ensaiámos nessa altura! É obra… e de aproveitar! Ah! Um pormenor: este preço inclui a retoma da sua viatura. Caso não o faça, já fica em 29.970 euros…

Olhar de lado e até por cima

O que distingue este Qashqai é o equipamento mais luxuoso e especial

O que distingue este Qashqai é o equipamento mais luxuoso e especial

Com um espaço interior semelhante, uma qualidade percetível idêntica e um comportamento dinâmico sem alteração concreta, não é isso que distingue este Qashqai com motor 1.5 dCi de 110 cv, tração às rodas da frente, absolutamente “de Lineu”, em relação às demais propostas da Nissan. A diferença está centrada no equipamento – que, para lá do muito que traz de serie, assenta em meia-dúzia de itens que compõem o todo do ramalhete designado 360º. A saber: escudo de Proteção Inteligente – Safety Pack: aviso de mudança involuntária de faixa, identificador de sinais de trânsito, regulador automático de luzes de máximos e sistema anti-colisão frontal; novo NissanConnect: Apps, Navegação 3D, Ecrã 7” e GoogleTM Send-to-Car; Câmara de visão exterior de 360º; e Jantes em liga leve de 18”.

As jantes em liga de leve de 18" fazem parte desse equipamento

As jantes em liga de leve de 18″ fazem parte desse equipamento…

Pronto: agora que já falámos deste e também do de série, sempre podemos dar um “cheirinho” sobre aquilo que, mal olhe para, ou entre no, o Qashqai oferece a quem o comprar: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina); ABS + EBD + ESP; faróis de ativação automática e sensor de chuva; retrovisor interior com anti-encandeamento automático; “cruise control” e limitador de velocidade; sistema ISOFIX na 2ª fila de bancos; sistema de monitorização de pressão dos pneus; imobilizador; assistente

...Tal como a câmara de visão exterior a 360º

…Tal como a câmara de visão exterior a 360º

de arranque em subida; ar condicionado automático “Dual Zone” para condutor e passageiro: vidros elétricos dianteiros e traseiros; apoios de braços central dianteiro e traseiro; bancos dianteiros Advanced Confort com suporte dorsal; banco do condutor com apoio lombar ajustável e ajustável em altura; 2ª fila de bancos rebatível por partes (60/40); revestimento em tecido Acenta/360; volante multifuncional e punho da caixa de velocidades em pele; faróis em LED diurnos exclusivos; pára-choques e retrovisores na cor da carroçaria; retrovisores reguláveis

Os vidros traseiros escurecidos são de série

Os vidros traseiros escurecidos são de série

eletricamente, aquecidos e com intermitentes; embelezadores de vidros em cromado; vidros traseiros escurecidos; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; botão Start & Stop; Chassis Control (controlo ativo de condução e de trajetória); ecrã Nissan DriveAssist (computador de bordo com ecrã TFT a cores de 5”); rádio leitor de CD com 6 colunas, porta USB e conector MP3, Bluetooth com microfone, Audio Streaming via Bluetooth; travão de mão elétrico; fecho centralizado com comando à distância e chave inteligente. Chega?

Os faróis em LED diurnos são exclusivos

Os faróis em LED diurnos são exclusivos

A terminar, uma curiosidade: se da primeira viagem com o Qashqai 1.5 dCi de 110 cv conseguimos consumos inferiores aos 5 l/100 km, desta feita, por mais que nos tivéssemos esforçado, eles nunca baixaram dos 6 l/100! Ele há razões que a razão desconhece…

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Curiosamente os consumos com esta unidade foram superiores aos 6 l/100 km

Os consumos com esta unidade foram superiores aos 6 l/100 km

Motor: Diant. transv., 4 cil. em linha, 1 árvore de cames à cabeça; 2 válvulas p./cilindro; 1461 cc, turbo-Diesel de geometria variável, c./”intercooler”, inj.dir. múltipla “common rail”, 8 válvulas; Potência (cv/rpm): 110/4000; Binário Máx. (Nm/rpm): 260/1.750 – 2.500; Vel. Máx. (km/h): 182; Acel. 0-100 km/h (s): 11,9; Consumos (l/100 km): 3,8; Consumos AutoanDRIVE (l/100 km): 6,8; Emissões CO2 (g/km): 99; Preço (euros): 29.970 (26.450 com retoma de viatura)

Este Qashqai custa 26.450 euros - preço de campanha

Este Qashqai custa 26.450 euros – preço de campanha

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s