Peugeot 3008 1.6 BlueHDi 120 Style

Acertar em cheio

Peugeot 3008 1.6 BlueHDi 120 Style (Fotos: Óbidos)

Peugeot 3008 1.6 BlueHDi 120 Style (Fotos: Óbidos)

Mais um Peugeot com o novo motor 1.6 BlueHDi de 120 cv – o 3008. Polivalente, mais moderna no aspeto, mais apelativa e com mais oferta de equipamento, esta gama meio urbana, meio campesina, tem nesta versão uma nova razão de ser e um novo motivo que a torna interessante e desejada. Por isso, até apetece dizer que, uma vez mais, a Peugeot acertou em cheio!

A gama 3008 recebeu também o motor 1.6 BlueHDi de 120 cv

A gama 3008 recebeu também o motor 1.6 BlueHDi de 120 cv

Pois até que foi isso mesmo! Tomando o lugar do anterior modelo equipado com o motor 1.6 e-HDi de 115 cv, esta versão, com mais 5 cv mas muito mais eficiente – económica e “limpa” – garante uma postura mais proactiva com o meio ambiente e com a modernidade que a marca de Sochaux tem vindo a associar a sua imagem.

Impávido, sereno… e prático

O 3008 está mais atual e mantém a mesma elegância original

O 3008 está mais atual e mantém a mesma elegância original

O Peugeot 3008 1.6 BlueHDi 120 está ligeiramente diferente na sua “cara”, mas mantendo (e, quiçá, enaltecendo…) o seu perfil elegante, com os códigos estilísticos renovados, apimentando o seu caráter robusto e sempre contemporâneo. As suas linhas continuam expressivas e dinâmicas, realçadas agora pela nova assinatura luminosa dianteira, em

Os mais recentes códigos de estilo da Peugeot estão em evidência

Os mais recentes códigos de estilo da Peugeot estão em evidência

que se destacam as luzes em full-LED e os faróis de nevoeiro, devidamente enquadrados por uma inserção cromada em forma de “boomerang”, desenhando um olhar mais felino e vivo. Também atrás se destacam as novas luzes em LED, em que as três garras flutuantes, a principal caraterística estética posterior, acentuam a nova identidade tecnológica do 3008.

O habitáculo do 3008 oferece mais qualidade real

O renovado habitáculo do 3008 oferece mais qualidade real

O interior foi, também ele, alvo de uma renovação. O habitáculo demonstra um maior cuidado na qualidade dos materiais e na sua montagem. A ergonomia e o espaço mantêm-se referenciais, para os cinco passageiros, sendo acentuado pela modularidade exemplar, de que o rebatimento do banco tarseiro em 2/3 ou 1/3, numa manobra simples e intuitiva, através de comandos situados na mala ou nas costas dos bancos traseiros – que possuem uma prateleira convivial- facilitam ainda mais o seu desfrute. Com um volume de 512 litros (1.604 com o rebatimento total dos bancos), a bagageira é de acesso fácil, ainda mais porque a porta tem abertura bi-partida. E possui dois “andares” , separados por uma plataforma alcatifada.

Na frente o destaque vai para a nova grelha e as óticas em LED

Na frente o destaque vai para a nova grelha e as óticas em LED

Além disso, o habitáculo está agora enriquecido por acabamentos exclusivos, como os puxadores de “design”, a consola central inclinada a lacada a negro e círculos cromados rodeando os ventiladores e a alavanca da caixa de velocidades. Confortável e luminoso (o tejadilho panorâmico, em vidro folheado escurecido e com cobertura elétrica, é de série neste nível de equipamento), existem diversos espaços de arrumação, disseminados de forma prática e discreta, tanto na frente como na traseira.

Na tradeira as novidades são também as luzes em LED com as já tradicionais três garras

Atrás as novidades são as luzes em LED com as já tradicionais três garras

Para facilitar a vida a bordo, existe de série um sistema Head-Up Display escamoteável a cores que, bem na frente dos olhos do condutor, projeta informações de condução, como a velocidade instantânea, os tempos inter veículos do sistema DistanceAlert, que avisa quando esta diminui de forma preocupante, sem reação do condutor. Um ecrã tátil a cores, situado bem no topo do painel, apresenta por sua vez as informações do sistema de navegação, do rádio, da climatização e ajudas à condução, como a câmara de estacionamento traseira, entre outras.

O motor 1.6 BlueHDi é mais leve e eficiente que o anterior de 115 cv

O motor 1.6 BlueHDi é mais leve e eficiente que o anterior de 115 cv

O motor 1.6 BlueHDi de 120 cv é mais leve e eficiente que o anterior equivalente. Associado a uma caixa manual de seis velocidades, de fácil engreno e rápida q.b., mas com as relações superiores preparadas mais para a economia que a performance, permite um rolamento sereno, confortável, sem veleidades de grande rapidez, mas mantendo-se impávido perante as dificuldades do trânsito e sinuosidade da estrada. Aqui, a carroçaria é quase ágil, apresentando fracos índices de inclinação nas curvas, o que é de saudar e um silêncio notável, fruto de uma melhor insonorização do habitáculo.

O interior do 3008 tem uma exemplar modularidade

O interior do 3008 tem uma exemplar modularidade

Na consola central, apresentando-se sóbrio e quase despercebido, existe um botão que, ao ser utilizado, facilita a tração em situações mais ousadas e de limite. Chama-se Grip Control, já não é nenhuma novidade e, com ele, o condutor pode enfrentar sem grande receios percursos com neve, areia ou lama. Mas, para isso, o ideal é o 3008 estar equipado com pneus específicos Mud and Snow – o que não era o caso desta unidade, nivelada como Style. E que, por isso, não tinha este botão…

O motor 1.6 BlueHDi é mais leve e eficiente que o anterior de 115 cv

O nível Style tem de série um equipamento bastante completo

E por falar em equipamento, o Style é uma nuance recente e, de série, apresenta computador de bordo, travão de estacionamento elétrico e Hill Assist, ESP, cruise control, piso da bagageira regulável em três níveis, a tampa da mala com abertura bi-partida, o interior em tecido Grikol Mistral preto, WIP Bluetooth, volante em couro com inserção cromada, ar condicionado automático bi-zona, ajuda ao estacionamento traseiro, sensores de luz, de chuva e de pressão dos pneus e, no exterior, luzes diurnas com faixas em LED e jantes em liga leve de 17” Aregia.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

As jantes de 17" são de série no nível Style

As jantes de 17″ são de série no nível Style

Motor: Diant. transv., 4 cil. em linha, 2 válvulas p./cilindro, 1 árvore de cames à cabeça, 1560 cc, turbo-Diesel, turbo-de geometria variável c./”intercooler”, inj.dir. múltipla “common rail”, 8 válvulas; Potência (cv/rpm): 120/3.500; Binário Máx. (Nm/rpm): 300/1.750; Vel. Máx. (km/h): 183; Acel. 0-100 km/h (s): 12,0; Consumos (l/100 km): 4,1; Consumos AutoanDRIVE (l/100 km): 4,9; Emissões CO2 (g/km): 108; Preço (euros): 29.720

O Peugeot 3008 1.6 BlueHDi 120 Style custa

O Peugeot 3008 1.6 BlueHDi 120 Style custa 28.660 euros

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos e Divulgação (Interiores)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s