Renzo Zorzi (12/12/1946 – 15/05/2015)

O campeão incompreendido

Renzo Zorzi (12/12/1946 - 15/05/2015)

Renzo Zorzi (12/12/1946 – 15/05/2015)

Morreu Renzo Zorzi. O nome provavelmente não dirá nada a quem não seja um adepto incondicional da história da F1. Mas Zorzi, que tinha 68 anos e não resistiu a um cancro, é o piloto que, mais que pelo ponto que conquistou no GP do Brasil de 1977, com um Shadow, esteve por trás do infeliz caudal de acontecimentos que levaram ao acidente fatal de Tom Pryce, em Kyalami, poucas semanas depois.

Porém, este italiano de Ziano di Fiemme, onde nasceu a 12 de Dezembro de 1946, tem igualmente o seu nome ligado ao GP do Mónaco de F3, que venceu de maneira brilhante em 1975, ao volante de um GRD 374/Lancia, inscrita pela Scuderia Mirabella Mille Miglia.

Piloto de testes da Pirelli, Renzo Zorzi teve depois uma breve carreira na F1, onde teve sempre o carimbo de piloto de mala cheia. E onde infelizmente todos esqueceram o seu estilo corajoso de pilotagem, que vinha ao de cima em terrenos difíceis, como as ruas do Principado, onde sempre deu nas vistas.

Na F1, disputou apenas sete GP, tendo-se estreado com um Williams FW03 da equipa britânica no GP de Itália de 1975, que terminou em 14º lugar, depois de se ter qualificado em 22º. No ano seguinte, a equipa foi comprada por Walter Wolf, que manteve Zorzi ao volante do FW04 na primeira prova da temporada, o GP do Brasil, onde foi 9º. Nesse ano, foi tudo – a equipa tornou-se depois na Hesketh e Zorzi foi dispensado.

Regressou em 1977, com o dinheiro de Franco Ambrosio e um contrato com a Shadow. Subitamente, Zorzi atingiu o Olimpo, ao acabar em 6º no Brasil e conquistar um precioso ponto. Porém, na prova seguinte, o GP da África do Sul, a sua cotação caiu para zero. Zorzi parou o DN5 na longa reta das boxes, por causa de um radiador roto e, enquanto o carro fica envolto em fumo, ele é visto a mexer-se de forma frenética no “cockpit”, em pânico por não conseguir desligar o tubo que ligava o capacete à bomba de ar medicinal. Além disso, quando tenatac sair do carro, fazia-o sempre pelo sítio errado. Vendo os seus esforços desesperados, um jovem comissário decidiu atravessar a pista, com um extintor, para o ajudar e temendo que o Shadow pegasse fogo. Porém, não se apercebeu da chegada de Tom Pryce, colega de equipa de Zorzi, a fundo, no outro DN5. O embate, em cheio e a mais de 220 km/h, foi fatal para o comissário e para o piloto, que ficou decapitado pelo extintor, continuando a fundo até ao final da reta, parando apenas contra os “rails” e depois de levar à sua frente o Ligier de Jacques Laffite, que saiu ileso.

Depois do acidente, os ingleses da equipa juraram “fazer a folha” a Zorzi. E não bastaram os milhões de Ambrosio para o manter na equipa – e na F1, onde fez apenas mais dois GP, os de Long Beach e de Espanha. Quando chegou às boxes do GP do Mónaco, Zorzi descobriu, estupefacto, que o seu lugar estava ocupado por um jovem chamado Riccardo Patrese!

Desgostoso, Renzo Zorzi abandonou a F1, mas não as corridas. No seu palmarés consta a vitória nos 1000 Km de Monza em 1979, com um Lola T286/Ford de Grupo 6, partilhado com Marco Capoferri. Fez também várias provas de “sport” protótipos com um Porsche 956 da equipa de Massimo Silgala, fazendo equipa com Oscar Larrauri e, além disso, participou no campeonato Aurora AFX F1 Serties, ao volante de um Arrows.

Quando deixou as pistas, desempenhou o seu papel de piloto de testes da Pirelli e juntou o seu nome e experiência a uma escola de pilotagem, com sede no autódromo de Binetto.

Durante a dura luta que travou contra a doença fatal, Renzo Zorzi mostrou a sua coragem de sempre e jamais perdeu o sorriso. Que descanse em paz.

 HR

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s