Peugeot 308 GT 5 p. 2.0 BlueHDI 180 EAT6

Sem espinhos!

Peugeot 308 GT 5 p. 2.0 BlueHDi 180 EAT6 (Fotos: Foz do Arelho e EN???? Foz do Arelho - São Martinho do Porto)

Peugeot 308 GT 5 p. 2.0 BlueHDi 180 EAT6 (Fotos: Foz do Arelho e EN242 Foz do Arelho – São Martinho do Porto)

O Peugeot 308 GT 5 p. 2.0 BlueHDi 180 EAT6 é quase como os tojos: é bonito, é coriáceo, dá nas vistas. Mas, ao contrário daqueles, não tem espinhos. Ou seja, resulta fácil e até natural andar em ritmos bem apressados, gozando a eficácia do chassis reforçado e das suas ligações ao solo nos trechos de estrada mais sinuosos. E, ainda por cima, o seu vestuário desportivo dá bem nas vistas – tal como, na paisagem, um tufo vivaz de tojos, em plena Primavera.

Foi de propósito, a escolha: depois de ensaiarmos o Peugeot 308 SW Gt com caixa manual de seis velocidades e motor 1.6 THP a gasolina de 205 cv, apenas poderíamos querer experimentar o seu congénere de cinco portas, com motor 2.0 BlueHDi (Diesel, portanto) de 180 cv (já conhecido doutras “paragens”…) e caixa automática de seis velocidades (também chamada EAT6). Veja, então, as diferenças.

“Allegro ma non troppo”

O 308 GT de 5 portas tem o mesmo aspeto desportivo da versão SW

O 308 GT de 5 portas tem o mesmo aspeto desportivo da versão SW

E elas até são algumas, embora nada que se pareça com a noite e o dia. Então é assim…Por fora, tirando o facto de ser agora uma carroçaria com cinco portas, em vez de carrinha, é igual: estão lá todas as abas e abinhas aerodinâmicas, laterais, na frente e atrás, bem como o difusor traseiro com a dupla e falsa ponteira de escape; estão lá também as mesmas luzes LED deslizantes, a “badge” GT na grelha e no portão traseiro; e as jantes são também de 18” Diamant e muito bonitas, embora em alumínio.

Lá dentro, encontramos também todas as coisas que tornam desportivo o ambiente, desde as soleiras das portas cromadas, aos bancos desportivos com pespontos vermelhos (neste caso, mistura de Alcantara negra com tecido, sem esquecer a pedaleira em alumínio.

Em estrada porta-se com galhardia e é rápido e divertido

Em estrada porta-se com galhardia e é rápido e divertido

Na estrada, o 308 de cinco portas com o motor 2.0 BlueHDi de 180 cv porta-se com galhardia, é rápido, a caixa automática é-o na mesma medida, com ou sem “ajuda” manual e/ou das patilhas por trás do volante e, com as ligações ao solo igualmente enrijecidas, torna-se um brinquedo divertido de curva para curva.

O 308 GT de 5 portas com motor 2.0 HDi de 180 cv e caixa automática é a outra face do modelo

O 308 GT de 5 portas com motor 2.0 HDi de 180 cv e caixa automática é a outra face do modelo

E, tal como na versão SW, lá está o botão mágico, dizendo Sport, na consola central: se carregar nele durante um ou dois segundos, as coisas transformam-se – a voz do motor torna-se grossa (demasiado grossa, na verdade, pois o sintetizador desta feita faz-se notar como sendo uma coisa fictícia, pois um motor turbo-Diesel, de apenas quatro cilindros, dificilmente rugiria assim… ainda por cima sem a ajuda de um sistema de escape a condizer!), as passagens de caixa mais rápidas, a direção mais exata e rápida e a resposta ao acelerador mais assertiva.

A dupla ponteira de escape é apenas decorativa e não funcional

A dupla ponteira de escape é apenas decorativa e não funcional

À nossa frente, os dígitos dos mostradores tornam-se vermelhos e, no central, aparecem as barrinhas da potência, do binário, das forças G, etc., etc – tal qual como se fosse um grande desportivo. Mas não é: o 308 GT de 5 portas, com motor 2.0 BlueHDi de 180 cv é, tã só e apenas, um carro despachado, que se deixa conduzir depressa e bem, sem espinhos, sem consequências de maior na nossa adrenalina. E, acima de tudo, com grandes consumos – isto é, consumos quase minimalistas que, mesmo em ritmos apressados, conseguem quedar-se abaixo do 6 l/100 km.

O equipamento é muito completo e até luxuoso

O equipamento é muito completo e até luxuoso

Já agora, terminemos com o preço: ronda os 40 mil euros, mais cerca de 6.000 que no GT SW com motor a gasolina. E, ainda por cima, o equipamento é ligeiramente inferior, nesta unidade – por exemplo, os bancos dianteiros não tinham regulação elétrica e o interior não era em couro, ou napa. Mas, mesmo assim, era bastante composto: tinha, por exemplo, e para lá da pintura metalizada Blanc Nacrée e do já referido interior em Mi-Tep/Alcantara Negro c./ pespontos vermelhos, o 3º apoio de cabeça atrás; acesso e arranque mãos livres; ar condicionado automático bi-zona; “airbags” dianteiros, laterais à frente e de cortina para passageiros de trás; ESP; travão de estacionamento elétrico; vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema anti-entalamento; Pack Confort; Pack Visibilidade; para-brisas “feuilleté” acústico; tomada de 230 volts; retrovisores rebatíveis eletricamente; tapetes dianteiros e traseiros, com pespontos vermelhos; vigilância de ângulos mortos; fecho centralizado das portas; vidros laterais traseiros e óculo traseiro escurecidos; Driver Assistance Pack desativável; leitos CD + Peugeot Connect; tejadilho panorâmico em vidro. Quer ainda mais?

CARATERÍSTICAS TÉCNICAS

A menor altura ao solo é complementada pelas belas jantes e pneus de baixo perfil

A menor altura ao solo é complementada pelas belas jantes e pneus de baixo perfil

Motor: Diant. transv., quatro cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, 2 árvores de cames à cabeça, 16 válvulas, 1.997 cc, turbo de geometria variável, inj.direta c./“common rail”, “intercooler” e filtro de partículas; Potência (cv/rpm): 181/3.750; Binário Máx. (Nm/rpm): 400/2.000; Vel. Máx. (km/h): 220; Acel. 0-100 km/h (s): 8,4; Consumos (l/100 km): 4,0; Consumos AutoanDRIVE (l/100 km): 5,9; Emissões CO2 (g/km): 103;Preço (euros): 39.880

O Peugeot 308 GT 5 p. 2.0 BlueHDi 180 EAT6 custa quase 40 mil euros

O Peugeot 308 GT 5 p. 2.0 BlueHDi 180 EAT6 custa quase 40 mil euros

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s