Peugeot 308 GT SW 1.6 THP 205

Desporto de qualidade

Peugeot 308 SW GT 1.6 THP 2015 (Fotos: Praia d'el Rey, Óbidos)

Peugeot 308 SW GT 1.6 THP 2015 (Fotos: Praia d’El Rey, Óbidos)

Escolhemos fotografar o Peugeot 308 GT SW 1.6 THP 205 num local onde o turismo é de qualidade: a Praia d’El-Rey, o mesmo sítio onde a Seleção Nacional de Futebol costuma estacionar. Podíamos tê-lo levado para o troço do Montejunto, ou as longas retas da Base Aérea da Ota, mas não. É que, apesar do aspeto viril e robusto, o 308 GT não é um desportivo puro e duro – é, antes sim, um automóvel onde a sigla GT, sinónimo tradicional de grande desportividade, quer nele dizer, acima de tudo, uma grande qualidade. Mas sem renegar alguns toques atléticos… Perceba porquê.

Bom, antes de mais é preciso perceber que, com o GT, a Peugeot elevou o seu bem-sucedido 308 a um novo patamar. Um patamar mais exigente, quer na aparência, quer na qualidade e no equipamento oferecidos, bem como na atitude dinâmica. E, como tudo isso foi feito de uma forma criteriosa e de pormenores, o resultado prático é não apenas vistoso, mas também agradável.

Cara bonita

O 308 SW GT tem uma bonita cara nestas vestes Bleu Magnetic exclusivas

O 308 SW GT tem uma bonita cara nestas vestes Bleu Magnetic exclusivas

Sim, é certo: o Peugeot 308 GT é uma cara bonita. Em especial, nestas suas exclusivas vestes Bleu Magnetic e nesta sua carroçaria SW… É que os pormenores que fazem a diferença para os “outros” 308 começam a perceber-se logo ao primeiro olhar.

A beleza continua nas jantes diamantadas de 18" de série

A beleza continua nas jantes diamantadas de 18″ de série

Desde logo, o 308 GT está mais perto da estrada. Não apenas porque a distância ao solo foi reduzida (7mm à frente e 10 mm atrás), como está “calçado” com umas bonitas jantes bitonais diamantadas de 18”, que são de série, de um belo efeito visual e alojando pneus de baixo perfil. E as “saias” laterais colocadas na parte inferior da carroçaria contribuem também para isso, ao “alargarem” visualmente o carro.

Os LED dianteiros são "deslizantes" e a sigla GT está na grelha

Os LED dianteiros são “deslizantes” e a sigla GT está na grelha

Na frente, onde na grelha tradicional pontua a sigla GT, a vermelho, o destaque vai inteirinho para as novas luzes LED “deslizantes” – ou seja, que se prolongam com os indicadores de mudanças de direção, provocando um efeito dinâmico, com estes a acenderem-se de dentro para fora.

O extrator traseiro é viril mas as duas saídas de escape são falsas

O extrator traseiro é viril mas as duas saídas de escape são falsas

Atrás, a elegância, agora mais musculada, do perfil termina com um difusor inferior preto lacado, onde sobressaem duas saídas de escape (falsas, pois o escape é único e está escondido no interior do grande pára-choques envolvente…) cromadas, de excelente efeito visual e que reforçam o seu caráter… GT. Por cima do portão, existe um “spoiler” aerodinâmico, também ele provocando um inequívoco efeito desportivo. E, para quem possa ter dúvidas quanto à personalidade deste 308, a sigla GT lá está, do lado direito.

O interior é diferente em muitos pormenores e na qualidade superior

O interior é diferente em muitos pormenores e na qualidade superior

No interior, as diferenças são, também aqui, feitas de pormenores. A começar, mal se entra há três cosias que saltam à vista: as soleiras das portas são cromadas, o volante é mais espesso que o normal e os bancos são em couro e têm pespontos vermelhos – como, aliás, o resto do habitáculo, desde o painel de bordo e “tablier” aos forros das portas e do fole da alavanca da caixa de velocidades. Tudo de bom gosto e com muita qualidade percetível. Além disso, existem tapetes “ad hoc”, também com costuras e o tejadilho é forrado em antracite. Por fim, o derradeiro toque desportivo, os pedais, bem, como o encosto do pé esquerdo, são em alumínio.

Uma ar da sua graça

O 308 SW GT não é um desportivo puro e duro mas consegue divertir

O 308 SW GT não é um desportivo puro e duro mas consegue divertir

Já o dissemos na entrada deste texto: o Peugeot 308 GT é um desportivo, mas não um desportivo puro e duro. É mais, digamos, uma mistura doce e amarga de dois mundos – o luxo e qualidade e o desporto – com um resultado que, sem deslumbrar, também não desilude. E, ao fim e ao cabo, tem os seus argumentos para um bom pai de família descarregar a adrenalina, no caminho para casa, após um dia desgastante no escritório.

A suspensão foi rebaixada e endurecida mas continua confortável

A suspensão foi rebaixada e endurecida mas continua confortável

A começar pela também já referida menos distância ao solo (menor na frente que atrás) e pela suspensão mais enrijecida. Claro que a Peugeot preferiu um são compromisso entre o conforto a bordo e a firmeza na estrada e nos seus percursos mais sinuosos, pelo que a suavidade do rolamento nunca é colocada em causa, nem mesmo quando se carrega uns segundos no botão Sport, situado na consola central.

O 308 SW GT tem argumentos para ser divertido de conduzir

O 308 SW GT tem argumentos para brilhar em certos sítios

E aqui está o segredo deste 308 GT: este botão é a passagem direta para um outro mundo. Não, não é o mundo dos socos nas costas e das fulgurantes forças G em curva, apanágio dos irmãos GTI. Mas, ao estabelecer parâmetros diferentes para as reações do acelerador e do volante, bem como na eficácia das passagens de caixa (percebemos depois que isto é mais percetível na caixa automática do que nesta manual de seis velocidades, curtas e exatas no engreno), dá o mote para um prazer diferente na condução, que se torna mais assertiva e ousada.

O ambiente a bordo altera-se com o simples carregar num botão

O ambiente a bordo altera-se com o simples carregar num botão

Até porque, com este botão, muda também o ambiente a bordo! À nossa frente, os mostradores mudam de cor, assumindo um vermelho intenso e brilhante e, no mostrador entre o velocímetro e o conta-rotações (da direita para a esquerda, ao invés do tradicional da esquerda para a direita…) principal surgem indicações… desportivas – potência e binário instantâneos, bem como as forças G longitudinais e transversais e a pressão de sobrealimentação). E, como se isto não bastasse, ainda ativa um sintetizador áudio, que introduz no ar um ruído de motor viril, rouco e… falso! Porque, na realidade, o som do motor não é alterado e esta “música” e apenas para os nossos sentidos… Mas que ajuda a um certo gozo, lá isso é verdade!

Com ou sem ruído artificial o 308 SW GT tem no motor 1.6 THP de 205 cv um bom coração

Com ou sem ruído artificial o 308 SW GT tem no motor 1.6 THP de 205 cv um bom coração

Enfim, com o ruído amplificado ou não, este 308 GT tem um bom coração, cujas pulsações permitem identifica-lo com estando num patamar de potência suprror ao vulgar  – no caso, sempre são 205 cv, bem acolitados pelo binário der 285 Nm, que explode logo a partir das 1.750 rpm, um valor que é óptimo para um automóvel destes. Depois, a caixa ajuda a retirar tudo o que lá existe, debaixo do “capot” – elevando, claro, não apenas os níveis de adrenalina (até porque, espicaçado, o 308 GT não deixa os seus créditos por máos alheias, tornando-se esta uma espécie de “carrinha de corrida”…) sobem, com também os consumos, que disparam dos normais 7 litros/7,65 l/100 kms parta uns bem menos económicos 9,5/10 litros!

Dado e arregaçado

GT é acima de tudo uma composição entre equiapemnto de luxo e genes desportivos

GT é uma boa mistura de equipamento de luxo com genes desportivos

Depois destes prazeres, vem a parte pior: a fatura. E toda esta imagem, todo este atrevimento, toda esta qualidade e toda esta diferença, tem um preço: no caso, pouco mais de 33.600 euros. Poderão dizer que é muito, é certo. Mas, na realidade, está plenamente sustentado, não apenas por tudo o que já dissemos há poucas linhas, como também por um equipamento muito acima do normal e com alguns pormenores luxuosos.

O interior forrado a couro Club Nappa é de série

O interior forrado a couro Club Nappa é de série

Vamos lá a vê-los. A unidade ensaiada ostentava, por exemplo e para lá da pintura metalizada exclusiva Bleu Magnetic: Interior couro Club Nappa negro com pespontos vermelhos; 3º apoio de cabeça atrás; acesso e arranque mãos livres; ar condicionado automático bi-zona; “airbags” dianteiros, laterais à frente e de cortina para passageiros de trás; “badge” GT na grelha e abas dianteiras; ESP; travão de estacionamento elétrico; jantes em alumínio 18” Diamant mais “kit” anti-furos; vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema anti-entalamento; Pack Confort; Pack Visibilidade; para-brisas “feuilleté” acústico; tomada de 230 volts; retrovisores rebatíveis eletricamente; tapetes dianteiros e traseiros, com pespontos vermelhos; vigilância de ângulos mortos; fecho centralizado das portas; vidros laterais traseiros e óculo traseiro escurecidos; Driver Assistance Pack desativável; leitos CD + Peugeot Connect; tejadilho panorâmico em vidro; banco do condutor c./regulações elétricas. Chega? Ainda continua a achar que é caro, o 308 SW GT, com os seus 205 cv e uma forma diferente de ser intenso? Ou queria dado e arregaçado?

CARATERÍSTICAS TÉCNICAS

Os vidros e óculo traseiros são escurecidos

Os vidros e óculo traseiros são escurecidos

Motor: Diant. transv., quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duas árvores de cames à cabeça, 16 válvulas, 1.598 cc, injeção direta, turbo ./”intercooler”; Potência (cv/rpm): 205/6.000; Binário Máx. (Nm/rpm): 285/1.750; Vel. Máx. (km/h): 235; Acel. 0-100 km/h (s): 7,6; Consumos (l/100 km): 5,8; Consumos AutoanDRIVE (l/100 km): 7,4; Emissões CO2 (g/km): 134; Preço (euros): 33.610

O Peugeot 308 SW GT 1.6 THP 205 custa 33.600 euros

O Peugeot 308 SW GT 1.6 THP 205 custa 33.610 euros

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos e Divulgação (Interiores)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s