Raid do Bucho abriu temporada

Êxito confirmado!

O Raid do Bucho abriu a temporada de lazer do Clube Escape Livre

O Raid do Bucho abriu a temporada de lazer do Clube Escape Livre

Foi um sucesso o novo percurso escolhido pelo Clube Escape Livre para o Raid do Bucho e Outros Sabores, que decorreu no último fim de semana entre a Guarda e a aldeia de Freineda e abriu a temporada de aventura e lazer do clube. Estiveram em destaque as paisagens que circundam a serra da Estrela, a proporcionar bons momentos de contemplação e de adrenalina, mas sobretudo os sabores serranos: os queijos, vinhos e enchidos, servidos em diversos momentos.

Cerca de 140 pessoas em quatro dezenas de viaturas voltaram a comprovar o êxito deste passeio, já que apesar da crise ainda instituída em Portugal, o número de inscrições estabilizou em alta nos últimos anos. Também em alta, esteve o Almoço e Festa do Bucho e Outros Sabores, que manteve na sua sexta edição cerca de 500 pessoas à mesa em torno do bucho, dos enchidos e de outros sabores tradicionais.

Na sexta-feira, em visita ao alto da Torre de Menagem, os participantes puderam não apenas observar a paisagem, como tomar um chá acompanhado do novo bolo de marca da Guarda, o Dom Sancho, feito com base em dois produtos da região – a farinha de centeio e o queijo da serra.

Apesar do percurso ser novo a beleza das paisagens manteve-se

Apesar do percurso ser novo a beleza das paisagens manteve-se

Num fim-de-semana alternado por temperaturas amenas e mais frias, e onde a chuva fez fugaz aparição, os trilhos pelos concelhos da Guarda, Trancoso e Celorico da Beira conduziram até às visitas à Adega Cooperativa da Beira Serra, à aldeia de Moreira de Rei, ao Solar do Queijo e Necrópole de São Gens. Mesmo antes, uma pequena pista natural permitiu subir a adrenalina e testar as capacidades de todo-o-terreno dos condutores que o desejaram.

No Domingo, já a caminho da Freineda, o percurso contemplou paragem com vista soberba na capela da Senhora do Monte, perto da Cerdeira, onde foram saboreados os novos iogurtes Nutregi – mais um produto nascido na Guarda – antes da travessia a vau do rio Côa. A cerimónia evocativa das Guerras Peninsulares com homenagem ao Duque de Wellington, um pequeno espetáculo repleto de disparos de pólvora, e o grande almoço do bucho, que por algumas horas reuniu à mesa, sempre com boa disposição, cerca de 500 pessoas, remataram, com sucesso, a edição de 2015.

A adrenalina subiu em alguns momentos do Raid do Bucho

A adrenalina subiu em alguns momentos do Raid do Bucho

Para Miguel Simões, presidente da Junta de Freguesia de Freineda, “o tempo não ajudou, mas a verdade é que com o Raid do Bucho e a promoção e divulgação desta festa, mantivemos centenas de pessoas numa realização ímpar na nossa região e que pretendemos manter.”

Já para o presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, “confirmamos que a componente da gastronomia tradicional aliada às potencialidades da região, como sejam a paisagem, a história e o património, continuam a atrair um vasto leque de pessoas de todas as zonas do país, com qualquer tipo de viatura e modelo 4×4. Agrada-nos bastante que saiam desta região com vontade de regressar. É a prova do acolhimento beirão.”

O Clube Escape Livre dá continuidade aos passeios todo terreno já no fim-de-semana de 24 a 26 de Abril, com o XIII Off Road Bridgestone ACP.

O tempo não colaborou mas a lama encontrada não esfriou o entusiasmo

O tempo não colaborou mas a lama encontrada não esfriou o entusiasmo

Texto e Fotos: Clube Escape Livre; Edição: AutoanDRIVE

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s