João Lopes dá nome a Bolsa de Mérito

Clube Escape Livre e Instituto Politécnico da Guarda dão prémio anual

O Clube Escape Livre e o Instituto Politécnico da Guarda criaram a Bolsa de Mérito João Lopes

O Clube Escape Livre e o Instituto Politécnico da Guarda criaram a Bolsa de Mérito João Lopes

João Lopes (Guarda, 28/03/1959 – 11/09/2014), escritor e jornalista da Guarda, foi durante muitos anos um dos maiores divulgadores do fenómeno automóvel (e não só) na região beirã. Colaborador do Clube Escape Livre e do programa Escape Livre durante cerca de duas décadas, deixa agora o seu nome ligado a uma Bolsa de Mérito Anual, a atribuir no âmbito de um protocolo assinado pelo Clube Escape Livre e pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

A Bolsa de Mérito João Lopes surge como forma de reconhecer e fazer homenagem póstuma à pessoa de João Oliveira Lopes, colaborador do Clube Escape Livre desde sempre, cidadão exemplar e ser humano de reconhecidas qualidades e vem complementar a homenagem pelo Clube feita no passado dia 7 de fevereiro, durante a 17ª Gala SPAL, que efetivou a alteração do nome do troféu Prestígio para a denominação Troféu Prestígio João Lopes.

A Bolsa pretende distinguir os estudantes que finalizaram o ensino superior com aproveitamento escolar excecional no curso de Comunicação e Relações Públicas.

Pretende-se atribuir um prémio monetário no valor de 1.500€ (mil e quinhentos euros) a desempenhos escolares excecionais dos estudantes, demonstrados no curso superior de Comunicação e Relações Públicas e fortalecer a ligação com instituições da região, potenciando a formação dos alunos do IPG e a valorização do mérito.

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, a decisão sobre esta forma de homenagem “prende-se com o facto de se tratar de uma área – a Comunicação e as Relações Públicas – que era muito cara ao João Lopes, já que comunicar, escrever, contactar com as pessoas era um dos seus grandes atributos e prazeres. Através do IPG, referência do ensino na nossa região, entendemos que fazia sentido atribuir um incentivo a um aluno com algumas destas qualidades: trabalho, dedicação e comunicação.”

O Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Constantino Rei, comentou que a atribuição deste prémio anual constitui “mais um incentivo para o empenho escolar e académico dos nossos alunos, que sem vem aliar às boas condições de estudo aqui encontradas, aos recursos técnicos e tecnológicos ao seu dispor, no contexto de um ensino de rigor e qualidade sempre por nós defendido”.

Constantino Rei acrescentou ainda que sendo o Escape Livre “uma referência na região e país, mercê da atividade desenvolvida ao longo dos anos, faz todo o sentido esta parceria conducente a premiar os melhores alunos, pois será para eles, igualmente, um prestígio; tanto mais que é um prémio que leva o nome de um cidadão exemplar, de um jornalista respeitado, de alguém que se pautava pelo rigor e competência”.

Texto e Foto: Clube Escape Livre; Edição: AutoanDRIVE

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s