Opel ADAM S com 150 cv chega em Março

Um desportivo ágil e compacto por menos de 20.000 euros

O Opel ADAM S vai chegar em Março a Portugal

O Opel ADAM S vai chegar em Março a Portugal

O Opel ADAM ganhou rapidamente o estatuto de ‘best seller’ no mercado europeu dos automóveis citadinos, tendo já alcançado a fasquia de 125 mil unidades vendidas desde o lançamento no início de 2013. Dentro de algumas semanas, quando a versão S do ADAM começar a sair das linhas da fábrica da Opel em Eisenach, Alemanha, terá nascido mais uma estrela para dar continuidade ao sucesso do modelo. O novo ADAM S é um mini desportivo, especialmente ágil, cujos 3,7 metros de comprimento estão particularmente à vontade na cidade e conseguem oferecer, simultaneamente, emoções fortes na mais exigente das estradas sinuosas.

As maiores novidades deste Opel ADAM especial estão no motor 1.4 Turbo de 150 cv de potência, que confere uma dinâmica superior, a par de suspensão e direção com afinações específicas, um sistema de travagem de alta performance com a assinatura OPC, e um dispositivo especial de controlo eletrónico de estabilidade, ESP Plus, que pode ser desligado. Como seria de esperar, esta versão especial ‘S’ destaca-se através de uma aparência exterior mais agressiva e de um habitáculo com acabamentos de elevada qualidade, pontuado com apontamentos desportivos específicos, entre os quais uns excelentes bancos desportivos ‘bacquet’ Recaro como equipamento de série.

Da lista dos equipamentos incluídos no preço fazem ainda parte ar condicionado com controlo eletrónico e o sistema de informação e entretenimento IntelliLink. Tal como em toda a gama ADAM, o ADAM S disponibiliza incontáveis opções de personalização, total conetividade digital com o exterior e numerosos equipamentos de conforto e segurança, nomeadamente o premiado sistema de Alerta de Ângulo Cego.

Performance, independentemente da estrada

O ADAM S tem um motor 1.4 Turbo com 150 cv

O ADAM S tem um motor 1.4 Turbo com 150 cv

O ADAM S possui um novo motor 1.4 Turbo que debita 150 cv de potência e 220 Nm de binário máximo. O valor de potência específica ultrapassa a barreira de 100 cv/litro. Por comparação com o motor 1.4 ‘atmosférico’ de 100 cv, há a assinalar um aumento de 50 por cento em potência e uns expressivos 70 por cento na disponibilidade de binário.

Na definição dos parâmetros de funcionamento do novo motor, os engenheiros da Opel optaram por maximizar a resposta numa faixa de utilização típica de estradas sinuosas. É por isso que o novo 1.4 sobrealimentado se evidencia especialmente nas acelerações em 2ª e 3ª velocidades, fazendo pleno uso de uma curva de binário que mantém potência sempre disponível em ritmo de curva e contracurva. Para esta dinâmica invulgar também contribui a caixa manual de seis relações curtas, que acentua a resposta imediata a cada passagem de velocidade. As acelerações revelam números dignos de um bom desportivo: 8,5 segundos de zero a 100 km/h e apenas 7,9 segundos na recuperação de 80 a 120 km/h em 5ª velocidade. A velocidade máxima é de 210 km/h.

O ADAM S cumpre as normas mais recentes de proteção do ambiente

O ADAM S cumpre as normas mais recentes de proteção do ambiente

O novo ADAM 1.4 Turbo cumpre com a norma de emissões Euro 6 e tem sistema Start/Stop de série. A distribuição com variação de fase tanto do lado da admissão como do escape, aliada à colocação do turbocompressor no coletor de escape logo à saída da cabeça, contribuem decisivamente para a resposta pronta e decidida do motor ao acelerador. A filosofia de redução de peso está aplicada em variadas vertentes, nomeadamente na construção do bloco do motor em ferro fundido com estrutura oca, veios de excêntricos ocos e coletor de admissão feito de plástico, para citar apenas algumas. É neste enquadramento que o mais desportivo dos ADAM consegue baixar à média de 5,9 litros de gasolina a cada 100 km na média de ciclo misto (139 g/km de CO2).

A dinâmica referencial do novo Opel ADAM S recebe contributo decisivo de novos parâmetros de afinação na suspensão e na direção. O eixo traseiro de torção foi redesenhado e há novas regulações de molas e amortecedores tanto à frente como atrás. Ao contrário dos outros ADAM, o ADAM S permite que condutores experientes possam desligar o controlo eletrónico de estabilidade (ESP Plus) através de uma tecla colocada na consola central.

Os travões assumem papel relevante num automóvel com estas exigentes características em matéria de dinâmica. Conscientes disso, os engenheiros da Opel transpuseram para o ADAM S o sistema de travagem da anterior geração Corsa OPC. Os discos dianteiros são ventilados e atingem um diâmetro de 308 mm. Atrás, os discos são maciços, com 264 mm de diâmetro. De série, o ADAM S surge com jantes de liga leve de 17 polegadas e pneus 215/45. Em opção a Opel propõe jantes de 18 polegadas com pneus 225/35.

Design: filosofia Opel e ambiente ‘premium’

O ADAM S possui um "design" arrojado e dinâmico

O ADAM S possui um “design” arrojado e dinâmico

No novo ADAM S, os designers conseguiram aliar proporções musculadas e uma silhueta marcadamente dinâmica com detalhes que espelham fielmente a filosofia de design da Opel. Este trabalho recebeu o importante contributo de vias largas à frente e atrás (1472 mm e 1464 mm, respetivamente) que, por seu turno, representam parte decisiva na estabilidade do automóvel. Tal como todos os ADAM, o ‘S’ exibe a ‘lâmina’ nos flancos e a linha envolvente dos puxadores das portas. O ‘spoiler’ dianteiro, as saias laterais, o pára-choques traseiro mais pronunciado – onde surge a saída de escape oval – e o substancial ‘spoiler’ colocado no topo do óculo traseiro, constituem a assinatura que diferencia este modelo. As luzes diurnas à frente e os módulos de presença/travões traseiros são de LED.

Para alargar as opções de personalização, o ADAM S oferece à escolha um total de dez pinturas de carroçaria – desde o “Saturday White Fever” até ao “I’ll Be Black”, passando pelo extrovertido amarelo “James Blonde” – que podem ser combinadas com cinco cores diferentes para o tejadilho, as quais incluem o novo e vibrante “Red ‘n’ Roll”, exclusivo do ADAM S.

O habitáculo desta versão topo de gama está pontuado por elementos específicos de decoração ‘S’ e oferece um ambiente ‘premium’ com dois lugares muito espaçosos à frente. As linhas suaves e as superfícies harmoniosas marcam o interior do ADAM S, tal como o de todos os outros ADAM. O ecrã de sete polegadas do sistema IntelliLink está colocado na consola central, entre o condutor e o passageiro. Este sistema de informação e entretenimento permite elevado nível de conetividade digital com o exterior. É compatível com os sistemas operativos Apple e Android, podendo utilizar aplicações como a BringGo para a navegação e a Stitcher ou a TuneIn para a receção de rádio de Internet e podcasts. A integração de dispositivos móveis Apple iOS no sistema IntelliLink faculta a utilização da avançada função Siri Eyes Free de controlo por voz.

Tecnologia Opel é transversal à gama ADAM

Embora seja um citadino o ADAM S está à vontade em percursos abertos

Embora seja um citadino o ADAM S está à vontade em percursos abertos

Tal como em toda a gama ADAM, o ADAM S pode usufruir do sistema Advanced Park Assist para melhor fazer frente às exigentes condições de utilização em cidade. O dispositivo da Opel funciona a velocidades inferiores a 30 km/h, identificando espaços de estacionamento e efetuando as manobras automaticamente sem que o condutor tenha que tocar no volante. Com informações obtidas por sensores ultrasónicos, o sistema é capaz de medir espaços na perpendicular ou na longitudinal, calcular a trajetória e comandar automaticamente a direção nas manobras de estacionamento. O condutor só terá que controlar o acelerador, os travões e a caixa de velocidades.

O sistema Advanced Park Assist traz sempre associado o Alerta de Ângulo Cego, que foi reconhecido pelo Euro NCAP na vertente de tecnologia avançada de segurança. Os sensores ultrasónicos colocados no pára-choques traseiro detetam outros veículos no chamado “ângulo cego” do condutor, avisando-o para o risco de colisão caso queira mudar de faixa. O aviso é feito através de luzes amarelas colocadas nos espelhos retrovisores e um sinal sonoro. O sistema funciona a velocidades a partir de 11 km/h até 140 km/h.

O mais desportivo dos ADAM vai chegar ao mercado português no mês de março e será proposto com preço de venda ao público de 19.990 euros.

O Opel ADAM S custa 19.990 euros

O Opel ADAM S custa 19.990 euros

Texto e Fotos: Divulgação; Edição: AutoanDRIVE

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s