A fábrica Renault CACIA

Uma referência nacional

A fábrica da Renauolt em Cacia é uma referência nacional

A fábrica da Renauolt em Cacia é uma referência nacional

Foi num dia chuvoso e frio que a Renault apresentou os seus resultados comerciais em 2014 e, ao mesmo tempo, divulgar que, este ano, irá investir 10 milhões de euros na unidade dos arredores de Aveiro. Ao mesmo tempo, aproveitou para revelar, em primeira mão, a próxima geração do Renault Espace, que sairá para o mercado na Primavera e, ainda, o Dacia Lodgy Stepway, que será lançado em Março.

A Renault mostrou pela primeira vez a nova Espace

A Renault mostrou pela primeira vez a nova Espace

Mais de 260 milhões de euros de volume de negócios em 2014, mais de 1.000 colaboradores, um total de 67 milhões de euros de investimento entre 2009 e 2014 (dos quais 58 milhões nos últimos 4 anos) e a 12ª maior exportadora de Portugal… Alguns dos números que confirmam a importância da Renault Cacia para a economia nacional. Uma fábrica que exporta cem por cento do que produz e que, mesmo com a crise dos últimos anos, nunca deixou de criar emprego, fazer importantes investimentos e aumentar a produção.

Uma curiosidade: todos os automóveis do Grupo Renault vendidos no planeta usam (pelo menos) um componente produzido em Cacia!

Em 2015 a Renault Cacia prevê investir mais de 10 milhões de euros destinados ao início da fabricação de novos componentes.

Crescer na crise

Cacia tem mais de 70 mil metros quadrados de edificados

Cacia tem mais de 70 mil metros quadrados de edificados

Nem o colapso do Lehman Brothers, nem a crise das dívidas soberanas europeias, nem a chegada da ‘troika’ a Portugal… Nenhum dos acontecimentos foi suficiente para travar o crescimento da fábrica de Cacia da Renault, uma unidade com um elevado desenvolvimento tecnológico, ao nível das melhores unidades de mecânica do Grupo Renault, e que produz caixas de velocidades e outros componentes para motores (bombas de óleo e tambores, por exemplo) para 14 países em 4 continentes: África do Sul, Brasil, Chile, Espanha, França, Grã-Bretanha, Índia, Indonésia, Irão, Marrocos, Roménia, Rússia, Tailândia e Turquia.

Emprega mais de 1.000 pessoas mas também muitos... robots

Emprega mais de 1.000 pessoas mas também muitos… robots

Em contraciclo com a economia nacional e europeia, a Renault Cacia não tem deixado de investir, nem de criar emprego. Só entre 2009 e 2014 investiu qualquer coisa como 67 milhões de euros, sobretudo ao nível do desenvolvimento tecnológico.

Mais de 230 toneladas diárias de metais são usadas diariamente

Mais de 230 toneladas diárias de metais são usadas diariamente

Inaugurada em Setembro de 1981 e situada num complexo industrial de 340.000 m² de área total, dos quais 70.000 m² de área coberta, a Renault Cacia é a segunda maior unidade industrial de construtores automóveis em Portugal (em número de colaboradores) e a segunda maior unidade do distrito de Aveiro, empregando mais de 1.000 colaboradores.

Antes da última fase as caixas de velcocidade passam por uma "cozedura"

Antes da última fase as caixas de velcocidade passam por uma “cozedura”

Em 2014, o volume de negócios foi ligeiramente superior aos 260 milhões de euros, o que faz da Renault Cacia a décima-segunda empresa exportadora de Portugal (dados 2013)!

As exportações da Renault Cacia destinam-se a outras unidades industriais do Grupo Renault, da Aliança Renault-Nissan e a outros parceiros da Aliança, assim como, desde há pouco tempo, com a Daimler, na parceria que resultou no novo Twingo.

Uma caixa de velocidades quase pronta

Uma caixa de velocidades quase pronta

Texto e Fotos: Divulgação e Hélio Rodrigues; Edição: AutoanDRIVE

Anúncios

One response to “A fábrica Renault CACIA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s