Nissan Juke 1.5 dCi 110 Tekna

O amarelinho da Nissan

Nissan Juke 1.5 dCi 110 Tekna (Fotos: Alenquer e Foz do Arelho)

Nissan Juke 1.5 dCi 110 Tekna (Fotos: Alenquer e Foz do Arelho)

Ele há o “amarelo da Carris”. Mas, nesta recente revitalização estética e de conteúdo do Juke, a Nissan teve a felicidade de agilizar uma campanha de publicidade que incidia num Juke amarelo. Goste-se ou não deste (do amarelo, pois claro!), a verdade é que deu nas vistas e tornou-se um trunfo talvez importante a chamar a atenção. É que já vimos vários “amarelinhos da Nissan” na estrada – e até aquele que ensaiámos era pintado nesse amarelo.

As maiores diferenças encontram-se na frente

As maiores diferenças encontram-se na frente

Mas vejamos o que trazia de novo este Nissan Juke amarelo. Bom, antes de mais, traz alguns traços novos, resultado de uma ligeira renovação estética, a saber: a grelha dianteira é diferente, aproximando-o muito mais da atual família Nissan e em especial do seu irmão mais crescido, o Qashqai e, em baixo, as proteções em plástico negro, incluindo nelas uma pequena grelha, que emerge dos para-choques, tanto na frente como atrás, é igualmente distinta. Além disso, os grupos óticos dianteiros introduzem uma assinatura em LED diurnos e as jantes em liga leve de 18” – como as, negras, que esta unidade trazia – são exclusivas, no que diz respeito ao “design”, do modelo. Também o desenho dos indicadores de mudança de direção é novo e, nos espelhos retrovisores exteriores de capa negra pontuam também estes indicadores – a condizer com as proteções e as jantes – Por outro lado, a cor “Amarelo Metalizado” é uma das três novas cores próprias do novo Juke.

As jantes negras em liga leve de 18" são opcionais e personalizáveis

As jantes negras em liga leve de 18″ são opcionais e personalizáveis

No interior, tudo ficou também agora mais perto do Qashqai, embora se mantenha a consola central distintiva do Juke, a imitar o quadro de uma moto, pintada na cor da carroçaria. O equipamento inclui agora novos itens de entretenimento e conetividade, refletidos num ecrã tátil de 7” e, no nível Tekna, o arranque para o topo de gama, de série os bancos são em pele e com aquecimento, existem avisos como de mudança de faixa inadequada, aproximação de objeto em movimento mais lento ou aviso de ângulo morto, (que fazem parte do escudo de proteção inteligente da Nissan), câmara de marcha-atrás e de visão a 360º e acesso e arranque sem chave.

O difusor inferior negro foi redesenhado

O difusor inferior negro foi redesenhado

Mas também estão disponíveis, como opção, diversos Pack, desde exteriores como interiores, que podem personalizar o Juke à medida do dono. No “nosso” caso, isso era visível no exterior nos faróis em xénon, nas jantes em liga leve de 18” personalizadas, nos acabamentos dos para-choques dianteiro e traseiro e dos faróis e capaz dos espalhos retrovisores e, no interior, no Pack que incluía a consola na cor da carroçaria e os bancos com pespontos amarelos.

Este amarelo é uma das três novas cores exteriores do Juke

Este amarelo é uma das três novas cores exteriores do Juke

Sem alterações nas dimensões e no espaço interior disponível, existe contudo uma novidade que não é de desprezar: graças a uma melhor gestão do espaço entre o forro e o interior da carroçaria, a Nissan conseguiu aumentar de forma significativa a capacidade da bagageira na versão de duas rodas motrizes, que passa assim dos anteriores 251 para uns muito mais interessantes 354 litros. Além disso, agora é possível obter uma superfície plana de carga, quando se rebatem os bancos traseiros, porque existe uma nova placa divisória.

Em termos dinâmicos o Juke mantém as mesmas caraterísticas desportivas originais

Em termos dinâmicos o Juke mantém as caraterísticas desportivas originais

Em termos dinâmicos, a Nissan continua a usar o já algo datado bloco 1.5 dCi de 110 cv, oriundo da Renault, mas agora com mais 20 Nm de binário máximo, o que significa uma maior disponibilidade imediata e nas recuperações, quando de utiliza o modo “Sport” de condução. Associado a uma caixa manual de seis velocidades, de curso curto e bastante exata nas passagens, este motor mantém ativa a aura desportiva que desde o seu lançamento está colada ao Juke, que se torna bastante divertido de conduzir, mesmo em situações de transferências de massa, onde, apesar do seu mais alto centro de gravidade, a carroçaria não enferme de um rolamento demasiado grave – embora este seja percetível, quando se abusa um pouco mais. No modo Eco, a caixa fica menos assertiva, o Star& Stop mais ativo e, com isso, os consumos conseguem baixar para valores mais perto dos 5 l/100 km – cerca de um litro a menos que no modo mais dinâmico.

O equipamento do Juke é muito completo mas pode incluir vários Pack de opcionais

O equipamento é muito completo mas pode incluir vários Pack de opcionais

O preço do Nissan Juke 1.5 dCi 110 Tekna inicia-se pouco acima dos 24.500 euros, sem opcionais, um valor que não compromete a curiosidade dos que o procuram, embora pague uma exclusividade que nem sempre os seus rivais ostentam.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

A grelha dianteira aproximou o Juke do novo Qashqai em termos estéticos

A grelha dianteira aproximou o Juke do novo Qashqai em termos estéticos

Motor: Diant. transv., 4 cil. em linha,  8 v., 1.461 cc, turbo-Diesel de geometria variável, c./”intercooler”, inj.dir. múltipla “common rail”; Potência (cv/rpm): 110/4.000; Binário Máx. (Nm/rpm): 260/1.750 – 2.500; Vel. Máx. (km/h): 175; Acel. 0-100 km/h (s): 11,2; Consumos (l/100 km): 4,6; Consumos AutoanDRIVE (l/100 km): 5,8 (Modo Sport); Emissões CO2 (g/km): 104; Preço (euros): 24.520

O preço desta versão começa nos ????? euros sem "packs" adicionais

O preço desta versão começa nos 24.520 euros sem “packs” adicionais

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s