Renault Clio ST 1.5 dCi 90 FAP EDC Luxe

A opção “N”

Renault Clio ST 1.5 dCi 90 FAP EDC Luxe (Fotos: Silves)

Renault Clio ST 1.5 dCi 90 FAP EDC Luxe (Fotos: Silves)

Uma gama tem, de uma forma geral, “N” opções, em termos de escolha final. Tanto pode ser este motor, como aquele; a gasolina ou “Diesel”; de pequena ou grande cilindrada., como mais ou menos potência. Esta ou aquela versão de carroçaria – dois, dois e meio, três volumes. E, claro está, com o nível de equipamento a condizer. O Renault Clio Sport Tourer (abreviando, ST) 1.5 dCi 90 FAP EDC Luxe é a opção “N” da gama Clio. É a carrinha (ST), tem o motor 1.5 dCi de 90 cv, o equipamento mais luxuoso (Luxe) e, a novidade, a transmissão automática EDC de dupla embraiagem.

A versão carrinha do novo Clio foi uma das grandes apostas da Renault. E isso viu-se bem quando ela surgiu – com o seu aspeto bem mais ousado, mais jovem e desportivo, mais moderno e deixando para trás aquela imagem algo cinzentona e “para velhos”, que caraterizava a anterior ST, que no seu tempo tinha sido a primeira do modelo mais vendido da marca francesa, o Clio. Mas as diferenças não eram visíveis só no aspeto exterior – também por dentro ela estava outra. Na verdade, era tal e qual o Clio…

A Clio ST deriva diretamente do Clio Berlina e tem por isso o mesmo espaço no habitáculo

A Clio ST deriva diretamente do Clio Berlina e tem por isso o mesmo espaço no habitáculo

É que, à semelhança de todas as carrinhas derivadas de uma berlina de série, essa mudança de fisionomia e filosofia isso não se refletiu no espaço real para os passageiros, que encontraram na Sport Tourer precisamente o mesmo do automóvel. No que cresceu, isso sim, foi na capacidade da bagageira – ficou mais comprida, com maior arrumação que no carro e, além disso, mais versátil, com a capacidade de rebatimento dos bancos traseiros a permitir aumentar o volume útil dos 443 litros (mais 143 que na versão de cinco portas do Clio…) para os 1.380.

A principal diferença está na capacidade da bagageira que cresceu 143 litros

A principal diferença está na capacidade da bagageira que cresceu 143 litros

Isto tudo pode ser verificado nos anteriores ensaios que o AutoanDRIVE fez ao novo Renault Clio Sport Tourer, que desde então passou a estar disponível em duas motorizações: o novo bloco a gasolina 1.2 TCe (Link:

https://autoandrive.com/2013/10/02/renault-clio-st-tce-90-luxe-energy-ss-eco2/) e o bem conhecido motor 1.5 dCi (https://autoandrive.com/2013/07/23/renault-clio-st-1-5-dci-90-cv-luxe/), ambos com 90 cv, tendo este último sido objeto de uma renovação, que lhe permitiu um maior binário (220 Nm contra os anteriores 200 Nm). Agora, recebeu a transmissão automática de dupla embraiagem EDC, que está mais eficaz e suave que nas primeiras associações, há um bom par de anos.

Muito agradável e frugal

O perfil do Clio ST continua moderno e ousado

O perfil do Clio ST continua moderno e ousado

Quando pegámos no Renault Clio ST com um motor que já conhecíamos e com um motor que já conhecíamos, mas agora associado à caixa automática de dupla embraiagem e seis velocidades (EDC), que também já conhecíamos de outras unidades e que há uns quatro anos atrás então nos tinha impressionado por aí além (para lá da sua suavidade, deixava algo a desejar em termos de rapidez e dinâmica), confesso que ficámos algo apreensivos. Afinal, estávamos prestes a iniciar uma longa viagem, estando à nossa frente mais de 700 quilómetros de asfalto a percorrer.

A frente é o reflexo de qualquer outro Clio

A frente é o reflexo de qualquer outro Clio

Afinal, no regresso não estávamos mesmo nada arrependidos – ou, sequer, insatisfeitos. Pronto: dizemos já – aqui, o único “senão” e, mesmo assim, bem pequenino esteve nos ruídos aerodinâmicos, algo cansativos para os ouvidos, oriundos das barras no tejadilho. No resto, passou no exame.

A adoção da melhorada caixa automática EDC é uma mais valia para o consumo

A adoção da melhorada caixa automática EDC é uma mais valia para o consumo

A caixa acompanha agora muito bem todas as soliciatç~ºo0s do condutor, mesmo em modo totalmente automático. Continua suave, silenciosa e muito económica – mas nota-se mais “alma” e disponibilidade aos toques do acelerador. Os consumos, nesta viagem quase toda ela feita em autoestrada – e, portanto, em regimes mais altos – não passou dos 5,2 l/100 km, o que diz bem da frugalidade do conjunto motor/transmissão.

Em termos dinâmicos o Clio ST EDC não deslustra das restantes versões da gama

Em termos dinâmicos o Clio ST EDC não deslustra das restantes versões da gama

Em termos dinâmicos, o Clio ST não tem nada a apontar, com o seu excelente chassis e as ligações ao solo bem pensadas para aquilo que foi pensado. É um carro vocacionado para famílias que não exijam uma grande rapidez inata, mas sim que privilegiem algum conforto, maior versatilidade e espaço da bagageira e uma certa diferença de imagem. Isso, é certo e bem visível. O Clio ST ainda não está datado e mantém-se muito atual, perante as propostas rivais.

Cm ele fizemos mais de 700 descansados e calmos quilómetros

Cm ele fizemos mais de 700 descansados e calmos quilómetros

A versão ensaiada era a Luxe em termos de equipamento de série. Logo, a mais dotada, com tudo aquilo que se ode ter direito, neste segmento e até mesmo mais acima. Por exemplo, havia o R-Link, cm todas as diversas funcionalidades (GS áudio, conetividade…), o ar condicionado automático, até câmara de marcha-atrás. De base, o preço é de 23.000 euros.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

As barras no tejadilho provocam alguns ruídos aerodinâmicos

As barras no tejadilho provocam alguns ruídos aerodinâmicos

Motor: Diant. transv., 4 cil., 8 v., 1461 cc, turbo-Diesel de geometria variável, inj.directa c./ “common rail” e “intercooler”; Potência (cv/rpm): 90/4.000; Bin.Máx. (Nm); 220/1.750; Vel. Máx. (km/h): 178; Acel. 0-100 km/h (s): 12,9; Consumos (l/100 km): 3,7; Consumos AutoanDRIVE (l/100 km): 5,4; Emissões CO2 (g/km): 95; Preço (euros): 23.000

O preço desta versão começa nos 23.000 euros

O preço desta versão começa nos 23.000 euros

Texto e Fotos: Hélio Rodrigues

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s