Renault Captur 1.5 dCi 90 Energy Eco2 Helly Hansen

Marcar a diferença

Renault Captur 1.5 dCi 90 Energy Eco2 Helly Hansen (Fotos: Albufeira do Alqueva)

Renault Captur 1.5 dCi 90 Energy Eco2 Helly Hansen (Fotos: Albufeira do Alqueva)

A Helly Hansen é uma empresa norueguesa que produz fibras e vestuário usados por desportistas de elite. A Renault quis associar o seu nome, enquanto construtora de ideias arrojadas e incríveis a um dos seus mais emblemáticos e arrojados produtos atuais: o Captur. Para marcar a diferença – e não apenas com uma pele nova e exclusiva.

De fato, quem ler o ensaio publicado pelo AutoanDRIVE ao equivalente Renault Captur sem esta associação às novas e mais recentes modas do “glamour” de qualidade – https://autoandrive.com/2013/08/15/renault-captur-energy-1-5-dci-90-exclusive/ – encontrará algumas diferenças imediatas. Desde logo, motivos decorativos – ou seja, na pele exibida por ambas as versões. Mas, também, bem por dentro, pois a Renault não quis deixar passar em claro esta oportunidade de oferecer ao pequeno “crossover” novas funcionalidades, aumentando a liberdade de espírito que transporta desde o berço e aproximando-a, por exemplo, da Scénic XMOD.

Ir mais longe é mais divertido

Apesar de ser basicamete igual a qualquer outro este Captur tem bastantes diferenças

Apesar de ser “igual” a qualquer outro este Captur tem bastantes diferenças

Se, em termos globais, nada se altera na definição do que é o Renault Captur e a filosofia de vida que lhe está subjacente, mantendo-se bem atual o texto elaborado no “link” referido mais acima, a verdade é que este Captur evidencia algumas “nuances” muito particulares e únicas.

A cor vermelho fogo é exclusiva do Captur "HH"

A cor vermelho fogo é exclusiva do Captur “HH”

A começar pelo aspeto exterior. De fato, o Captur “HH”, como série limitada que é, exibe-se como, de certa forma, exclusivo. Assim, fruto da associação a uma marca radical de rupas desportivas, possui um “look off-road” mais vincado, através da cor exclusiva vermelho chama, das proteções lásticas ds para-chqoeus dianteiro e raseiro e das jantes de 17”, que alojam pneus “mud and snow”. Uma “badge” a dizer “Helly hansen” está em evidência nas laterais, relembrando a parceria com a marca de roupa.

As jantes de 17" e as roteções dos pára-choques são equipamento também exclusivo

As jantes de 17″ e as roteções dos pára-choques são equipamento também exclusivo

Mas também lá dentro existe um selo único, o que respeito diz ao equipamento de série, mais refinado e, em alguns itens, em estreia no Captur. A saber: os estofos em couro só existem nesta versão, bem como os lógicos elementos de “design” específicos, como a decoração em vermelho do painel de bordo, a inserção de motivos em fibra de carbono no volante, a soleira das portas cromadas e tapetes específicos nos lugares dianteiros.

O interior deste Captur especial está recheado de coisas "novas" e mais luxuosas

O interior deste Captur especial está recheado de coisas “novas” e mais luxuosas

Em termos de equipamento de série e de conetividade, além do “tablet” tátil multi-média R-Link, o Captur “Helly Hansen” dispõe, de série, do acendimento automático dos faróis; limpa pára-brisas automático; banco traseiro deslizante e rebatível 1/3 – 2/3; ar condicionado; elevadores elétricos dos vidros dianteiros e traseiros, com modo impulsional para o do condutor; computador de bordo; piso da bagageira reversível e lavável; faróis de nevoeiro com função de viragem; radar de estacionamento traseiro ou câmara de marcha-atrás; regulador/limitador de velocidade; retrovisores exteriores elétricos e rebatíveis; ABS com assistência à travagem de urgência e ESC com ajuda ao arranque em declive; sistema Extended Grip; cartão com função mãos-livres; vidros traseiros escurecidos; e volante em couro regulável em altura e profundidade.

O sistema Extended Grip permite levar o Captur para longe do asfalto

O sistema Extended Grip permite levar o Captur para longe do asfalto

Mas é o sistema Extended Grip, em estreia no modelo, que torna este Captur diferente, em termos dinâmicos. Não que hajam alterações no comportamento e na sua dinâmica, pois o motor é o mesmo das outras versões e as ligações ao solo iguais. Mas, ao poder escolher qual o tipo de condução que pretemde praticar, através do Extended Grip, o condutor pode atrever-se a ir com o Captur para terrenos menos próprios e longe do asfalto. Na verdade, este sistema é o mesmo que se estreou no Scénic X-Mod (https://autoandrive.com/2013/09/20/renault-scenic-xmod-1-5-dci-110-sport/) e permite controlar e otimizar a  tração e a motricidade, evitando a derrapagem das rodas, em pisos difíceis, como lama, areia ou neve. Para isso, ao condutor basta escolher, num botão situado na consola central, o modo de assistência que deseja – estrada (o normal), solo movediço (areia); ou “expert”. O preço é de 23.360 euros, mais 1.800 que a versão “normal”.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Mesmo sem tração total pode andar em segurança sobre areia

Mesmo sem tração total pode andar em segurança sobre areia

Motor: Diant. transv., 4 cil., 1 árvore de cames à cabeça, 8 v., 1461 cc, turbo-Diesel de geometria variável, inj.directa c./ “common rail” e “intercooler”; Potência (cv/rpm): 90/4.000; Bin.Máx. (Nm); 220/1.750; Vel. Máx. (km/h): 171; Acel. 0-100 km/h (s): 13,1; Consumos (l/100 km): 3,6; Consumos AutoanDRIVE (l/100 km): 4,2; Emissões CO2 (g/km): 96; Preço (euros): 23.360

O Captur Helly Hansen 1.5 dCi de 90 cv com caixa manual custa 23.360 euros

O Captur Helly Hansen 1.5 dCi de 90 cv com caixa manual custa 23.360 euros

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s