Novos Peugeot 308 e 308 SW GT

Os mais potentes da gama

Os Peugeot 308 GT e 308 GT SW são os mais potentes da gama

Os Peugeot 308 GT e 308 GT SW são os mais potentes da gama

Desde o seu lançamento, os Peugeot 308 e 308 SW verificam um sucesso comercial, registando 146 000 encomendas no final de Agosto passado. Um resultado devido à sua conceção e qualidade percebida, ao seu inovador Peugeot i-Cockpit, bem como à sua eficiência, com valores recorde ao nível de consumos e emissões. Baseando-se nesta excelente aceitação, a gama 308 passa a integrar novas versões de elevada performance dinâmica, propostas em ambas as carroçarias, berlina e SW: o 308 GT e 308 GT SW, com motores 1.6 THP de 205 cv e 2.0 BlueHDi de 180 cv.

O Peugeot 308 GT demonstra de modo inequívoco a sua singularidade. Um conquistador que prende o olhar. A secção frontal desta versão dinâmica integra o leão que se enquadra na grelha de três garras horizontais. As soluções de iluminação são totalmente asseguradas por LED. Assim, para maior visibilidade em qualquer circunstância, os projectores topo de gama integram elementos com nada menos do que 62 LED. Os indicadores de mudança de direção exclusivos distinguem o 308 GT. A sua dinâmica, ativando-se do interior para o exterior, sublinham a identidade tecnológica da viatura. Surgem acima das entradas de ar adicionais, encarregadas de alimentar o motor.

O 308 GT apresenta uma grande pureza de estilo e aerodinâmica. Os retrovisores exteriores lacados a preto fundem-se com os vidros laterais traseiros escurecidos. Visualmente maior em virtude dos embelezadores das embaladeiras, o 308 GT apresenta-se com jantes de 18 polegadas com design em formato diamante, com pneus Michelin Pilot Sport 3. Denominadas “Diamant”, as jantes de duplo visual são específicas, com raios canelados, polidos na superfície.

Visto totalmente de traseira, o 308 GT marca a sua posição pela sua postura, nomeadamente pelo difusor preto lacado e por elementos como a dupla saída de escape. A assinatura GT surge na grelha, na porta traseira e nas cavas das rodas dianteiras.

A palete de cores do 308 GT inclui o exclusivo azul Magnetic. Evocando o azul histórico normalmente reservado para modelos de competição franceses, esta cor sublinha as linhas fluidas e dinâmicas da viatura, destacando a reduzida altura ao solo, em 7 mm na frente e 10 mm na traseira.

Habitáculo também exclusivo

O habitáculo ostenta um ambiente exclusivo

O habitáculo ostenta um ambiente exclusivo

Este ambiente exclusivo surge, igualmente, no habitáculo. É baseado nos elementos desportivos com um tejadilho e outras secções em antracite, enquanto as costuras em vermelho surgem nos forros. Os estofos são revestidos em couro/alcântara de série ou Couro Club Nappa em opção. Os pespontos em vermelho surgem igualmente no painel de bordo, nos painéis das portas, na alavanca de velocidades e nos tapetes topo de gama. O cariz mecânico manifesta-se pelos pedais em alumínio e o aço inoxidável nas embaladeiras.

Fundamental num modelo desportivo, a posição de condução é ideal graças à ergonomia do PEUGEOT i-Cockpit. O condutor pode ajustá-la através do volante de pequenas dimensões, ajustável em altura e profundidade, específico do modelo, em couro perfurado e integrando a sigla GT. No campo visual para que não se deixe de ver a estrada, a instrumentação integra um novo fundo com padrão quadriculado. Em termos de contacto, o modelo recebe o condutor a bordo com uma saudação GT. Consistente, um touchscreen de grandes dimensões exibe um novo visual em que o vermelho e preto dominam, chamado Redline.

Performances dinâmicas impressionantes

O Peugeot 308 GT tem performances impressionantes

O Peugeot 308 GT tem performances impressionantes

Visando a maximização do prazer, o 308 GT recorre a um chassis com configurações específicas e eficientes motores que respondem à norma Euro6. Os engenheiros mobilizaram todo o savoir-faire da Peugeot para obter uma notável relação peso/potência de apenas 5,85 kg/cv no 308 GT a gasolina, um poço de sensações e de controlo. As performances falam por si: dos 0 a 100 km/h, o 308 GT a gasolina necessita apenas de 7,5 segundos.

O bloco de quatro cilindros a gasolina 1.6 THP 205 STT está associado a uma transmissão mecânica de seis velocidades para uma exploração ideal do seu binário de 285 Nm, disponível entre as 1750 e as 4500 rpm. Este elevado nível de performance garante emissões de CO2 e consumo contidos, de apenas 130 g/km e 5,6l/100 km, respetivamente.

Para alcançar estes resultados, este motor com uma cilindrada de 1 598 cc combina um turbocompressor Twin-Scroll, para performances e reações instantâneas logo desde os baixos regimes; injeção direta de gasolina que assegura pontos de combustão ideais; a elevação variável das válvulas de admissão, em conjunto com os desfasadores da árvore de cames na admissão e escape (tecnologia VTi, Variable valve and Timing injection); o sistema Stop&Start (STT) para minorar os consumos e as emissões de CO2 bem como para o conforto em condução urbana.

Por sua vez, o motor de quatro cilindros 2.0 BlueHDi 180 garante performances de elevado nível. Disponibiliza a sua potência máxima de 180 cv às 3750 rpm e o seu binário máximo de 400 Nm às 2000 rpm. Com uma relação peso potência de apenas 7,3 kg/cv, este motor apenas precisa de 5,5 segundos para cumprir a reprise dos 80 aos 120 km/h na penúltima mudança.

Com uma cilindrada de 1 997 cc, regista emissões de CO2 de destaque, de apenas 103 g/km com um consumo de apenas 4,0 l/100km, graças a uma rampa comum de 3ª geração que oferece uma pressão que pode atingir os 2000 bar; uma nova câmara de combustão otimizada na mistura de ar e combustível alcançada por injetores de 7 furos; uma taxa de compressão de 16,7:1 para melhorar o rendimento global do motor; um óleo de muito baixa viscosidade, do tipo 0W15.

Por outro lado, um trabalho notável ao nível do peso permitiu registar um ganho de 7 kg, através, por exemplo, da redução da espessura das paredes do cárter ou ao mínimo estritamente necessário dos auxiliares à condução.

Este motor Diesel está acoplado a uma transmissão automática EAT6, projetada e desenvolvida em colaboração com a Aisin AW. Conta com a tecnologia QuickShift, que garante rápidas passagens de caixa e a capacidade de fazer múltiplas passagens de um modo instantâneo. O seu rendimento é quase equivalente ao de uma transmissão mecânica, graças à redução do atrito interno e à associação de conversores bloqueáveis, sempre que necessário para evitar deslizamentos. Tal traduz-se em emissões de CO2 e consumos comparáveis aos das melhores transmissões manuais.

As suspensões – pseudo McPherson na dianteira e travessa deformável na traseira – contam com configurações específicas, em consonância com esses motores e o espírito do modelo. O seu posicionamento é desportivo, com uma excelente ligação à estrada, preservando um elevado nível de conforto.

Os engenheiros ajustaram, assim, todos os parâmetros para garantir uma condução precisa, independentemente do perfil da estrada, com um comportamento seguro sem subviragens ou sobreviragens inesperadas. Os amortecedores, com novas leis de esforço/velocidade, adaptam-se instantaneamente aos diversos tipos de condução. Para aumentar o conforto acústico, estão equipados com um batente hidráulico. Dependendo da versão, a rigidez à frente e atrás progride de 10 a 20% para um comportamento altamente reativo, sem existência de pontos latentes. A direção com assistência elétrica variável permite um posicionamento instintivo dos pneus Michelin Pilot Sport 3 de elevado nível de aderência.

Este nível de performance requer um sistema de travagem eficiente, fácil de dosear e com uma excelente resistência térmica. Um sistema de gestão Bosch 9 CE reparte os esforços entre os quatro discos. À frente apresenta um diâmetro de 330 mm e uma espessura de 30 mm, com pinças flutuantes de 60 mm, e atrás um diâmetro de 268 mm no 308 GT berlina e 290 mm no 308 GT SW. Ambos os motores estão equipados de série com ESP desconectável.

A carrinha também vai ter uma versão GT com 180 ou 205 cv de potência

A carrinha também vai ter uma versão GT com 180 ou 205 cv de potência

Texto e Fotos: Divulgação; Edição: AutoanDRIVE

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s