Jules Bianchi em estado crítico

Piloto da Marussia acertou em grua durante GP do Japão

Jules Bianchi está em estado crítico depois de um acidente em Suzuka

Jules Bianchi está em estado crítico depois de um acidente em Suzuka

Jules Bianchi encotra-se internado na unidade de cuidados intensivos do Mie General Hospital, em Yokkaichi, em estado crítico, depois de ter sofrido um violento acidente durante o GP do Japão, que se realizou em Suzuka. O piloto da Marussia, de 25 anos, sofreu ferimentos graves na cabeça, quando perdeu o controlo do seu MR03/Ferrari na Curva 7 da pista, embatendo na grua que retir5ava o Sauber de Adrian Sutil, que se tinha despistado no local duas voltas antes. Estavam em exibição, de acordo com o regulamento, duas bandeiras amarelas no local. O acidente aconteceu na volta 44 e faltavam seis para o final da prova, que foi parada com bandeiras vermelhas, não recomeçando e sendo dada como terminada. 

O embate do Marussia contra o trator que estava na escapatória foi presenciado por Adrua Sutil, que se mostrou chocado com o que viu – o monolugar a “encaixar-se” sob a máquina, com a lateral esquerda e a parte traseira desfeitas. Antes disso, tinha entrado em “acquaplaning”, sobrevoando a escapatória sem tocar no chão, acertando com fragor no trator em movimento lento. O impacto foi violentíssimo, com forças na ordem de cerca de 50G.

Bianchi perdeu de imediato a consciência, e a ausência de respostas ao apelos efetuados desde as boxes da equipa deixaram logo antever que algo de grave tinha sucedido. Retirado dos destroços sem nunca recuperar a consciência, foi depois transportado para o hospital por estrada, numa ambulância, pois as condições meteorológicas não permitiam o uso do helicóptero.

Já no hospital, depois de feito um TAC, que confirmou uma lesão cerebral, descrita como “subdural” e com afundamento craniano, foi de imediato submetido a uma operação urgente ao cérebro, para minorar as lesões e mais tarde transferido para a UCI, onde se encontra. A FIA, em comunicado e através de declarações de um seu porta-voz, Matteo Bonciani, confirmou a gravidade do estado do francês, mas sem entrar em pormenores, referindo-se somente a “uma grave lesão na cabeça”. O mesmo referiu o pai do piloto, Philippe, adiantando que o seu filho “está gravemente ferido”.

Não deverão ser emitidos novos comunicados sobre a situação do piloto, que estará a respirar sem ajuda externa, a menos que ela se altere. As próximas horas serão determinantes para a evolução do seu estado de saúde. Mais notícias estão, por isso, previstas apenas para as primeiras horas de amanhã.

O Marussia ficou sob o trator-grua que puxava o Sauber de Sutil

O Marussia ficou sob o trator-grua que puxava o Sauber de Sutil

HR

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s