Renault Sport R.S. 01

Emoções à flor da pele

Renault

O Renault Sport R.S. 01 reafirma a paixão d marca pelo desporto automóvel

A Renault reafirma, uma vez mais, a sua paixão pelo desporto automóvel, ao dar vida ao Renault Sport R.S. 01, um espectacular automóvel de competição com performances incomuns. Através do seu design, profundamente inspirado nos protótipos, e pela procura absoluta do apoio aerodinâmico, o Renault Sport R.S. 01 exprime de forma radical o ADN desportivo da Marca.

A ficha técnica do Renault Sport R.S. 01 concentra o melhor do know-how da Renault Sport: a coque, em carbono, traduz-se num peso inferior a 1100 kg; enquanto o motor de mais de 500 cv permite ao Renault Sport R.S. 01 ultrapassar os 300km/h. Este novo automóvel de competição da Renault Sport será, já partir de 2015, uma das estrelas dos World Series by Renault e será uma antecâmara para os mais competitivos campeonatos de GT e de resistência.

Um “design” espetacular

Logo ao primeiro olhar o Renault Sport R.S. 01 provoca « frisson », projectando-se como um dos GT de melhores performances do planeta. Desde a sua silhueta, até aos mais pequenos detalhes, tudo foi feito para responder a dois objectivos : tornar o Renault Sport R.S. 01 um ícone da marca Renault e obter o melhor desempenho em pista, através da procura da maior eficácia aerodinâmica.

Tal como todos os modelos Renault desenhados sob a direcção de Laurens van den Acker, o Renault Sport R.S. 01 possui um proeminente losango que se destaca e valoriza a face dianteira. A impressionante largura de 2000 mm – para 1116 mm de altura – é reforçada pela assinatura dos faróis diurnos de LED, que se prolongam ao longo das aberturas para arrefecimento dos travões.

O ar, “sugado” no centro da grelha frontal, é canalizado, através do chassis, para os dois radiadores de água e é expelido pelos dois extractores colocados sobre o capô. A depressão criada com este fluxo de ar permite aumentar o apoio do automóvel na dianteira. A imponente lâmina do ‘splitter’ inferior e o fundo plano completam o dispositivo aerodinâmico na dianteira. As duas aletas situadas em cada um dos lados do pára-choques geram vórtices que limitam a turbulência gerada pela rotação das rodas.

O ar “fresco” canalizado pelo ‘splitter’ inferior passa através dos extratores posicionados atrás das rodas dianteiras e segue ao longo das portas, alimentando assim os permutadores de temperatura, o que permite o arrefecimento dos turbocompressores.

Na traseira: potência e forte identidade

O motor do Renault Sport R.S. 01 tem mais de 500 cv

O motor do Renault Sport R.S. 01 tem mais de 500 cv

Para além do “aileron” regulável, o difusor traseiro “cola” o Renault Sport R.S. 01 à pista, ao evacuar o fluxo de ar que passa sob o fundo plano. Este dispositivo tem a grande vantagem de não provocar arrasto e, por isso mesmo, não penalizar a velocidade máxima. A traseira do Renault Sport R.S. 01, para além do difusor, possui também uma forte identidade que lhe é conferida pela dupla saída de escape e pelos faróis de LED que se prolongam a toda a largura do automóvel.

O desempenho aerodinâmico do Renault Sport R.S. 01 permite-lhe obter performances excecionais, ultrapassando os modelos da categoria GT3 e aproximando-o de um automóvel do DTM. Os valores de SCz e SCx são similares aos de um Fórmula Renault 3.5. A uma velocidade de 300 km/h, o apoio gerado de 1,7 toneladas é equivalente ao de um monolugar Fórmula Renault 3.5

Todo o “know-how” técnico da Renault Sport

As características técnicas do Renault Sport R.S. 01 estão à altura do seu espetacular “design”. A coque, em carbono, que oferece toda a segurança para o piloto, permite que o peso não ultrapasse os 1100 kg. O motor Nismo V6 3.8L biturbo, de mais de 500 cv, colocado em posição central traseira, é acoplado a uma caixa de velocidades sequencial Sadev de 7 relações. Com os travões em carbono e os pneus específicos Michelin, o Renault Sport R.S. 01 concentra todo o know-how da Renault Sport Technologies.

A coque, em fibra de carbono, surgiu como uma escolha natural para serem atingidos os objetivos de peso e de segurança. Tal como para a Fórmula Renault 3.5, a Italiana Dallara foi encarregada dos estudos e do fabrico do chassis. A estrutura que integra o reservatório de combustível de 150 litros, recebe um “roll-bar” em aço. Na dianteira, a estrutura deformável absorve a energia em caso de choque, ao mesmo tempo que o seu “design” torna mais eficaz a aerodinâmica do automóvel. Uma “crash box” fixada à caixa de velocidades assegura o mesmo nível de segurança na traseira. Todo o conjunto foi concebido para proporcionar um elevado nível de segurança e respeitar as normas FIA LMP1 2014. O dispositivo de segurança é complementado com uma coluna de direção retrátil, uma “bacquet” Sabelt e um arnês de seis pontos compatível com o sistema HANS®.

Motor com mais de 500 cv

Preparado pela Nismo, o V6 3.8L biturbo é oriundo do Nissan GT-R. Em relação às versões de série, a principal modificação é a introdução de um cárter seco. O módulo eletrónico Pectel dispõe de uma função que gere a antipatinagem.

A pressão do turbo foi adaptada para obter uma potência superior a 500 cv e um binário máximo de mais de 600 Nm. Com estas performances o Renault Sport R.S. 01 posiciona-se entre os GT3 e os modelos do DTM.

O motor está ligado a uma caixa de velocidades de 7 relações, colocada longitudinalmente, fornecida pela Sadev. De forma a manter controlados os custos, será sempre utilizado, em todos os circuitos, o mesmo escalonamento da caixa. No entanto será possível o ajustamento da carga sobre o diferencial autoblocante.

Os comandos sequenciais são ativados pelas patilhas no volante e geridos por um ativador XAP eletromagnético. A embraiagem foi desenvolvida especialmente pela ZF Race Engineering, de forma a ter uma duração de vida prolongada.

Uma vez que o essencial da tracção é gerado pelo apoio aerodinâmico, as suspensões do Renault Sport R.S. 01 foram desenvolvidas em conformidade. Tal como nos Sport-Protótipos, a arquitetura é de duplo triângulo clássico com amortecedores Öhlins reguláveis.

O sistema de travagem associa os discos de carbono PFC Brakes de 380 mm a estribos de seis pistões que asseguram um excelente compromisso entre eficácia e duração. O Renault Sport R.S. 01 possui, também, um ABS Bosch Motorsport.

A Michelin, parceira da Renault Sport Technologies para todos os modelos de competição, desenvolveu pneumáticos de 18 polegadas específicos que serão montados em jantes com um design inédito e com fixação através de um único parafuso central.

Futura estrela das World Series by Renault

Com o Renault Sport R.S. 01, a Renault Sport ultrapassa uma nova etapa, conferindo uma nova dimensão aos troféus “cliente” e à identificação de novos talentos. O Renault Sport R.S. 01 evoluirá no campeonato Renault Sport Trophy, integrado nas World Series by Renault, já em 2015. Este campeonato irá criar uma nova fileira de pilotos para as equipas “Pro-Am” e será uma verdadeira ponte para os campeonatos GT, DTM, ELMS e WEC.

O Renault Sport R.S. 01 vai ser a futura estrela das World Series by Renault

O Renault Sport R.S. 01 vai ser a futura estrela das World Series by Renault

Texto e Fotos: Divulgação; Edição: AutoanDRIVE

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s