Martino Finotto (11/11/1933 – 14/08/2014)

Morreu o piloto-construtor-dono de equipa

Finotto com Giorgio Pianta e Schon nas 24 Horas de Le Mans

Finotto com Giorgio Pianta e Giorgio Schön nas 24 Horas de Le Mans de 1981

Martino Finotto morreu hoje, após uma longa batalha contra o cancro, aos 80 anos. Piloto, dono de equipa e construtor de motors, seixou a sua marca como um dos melhores, ao volante de modelos da BMW e da Lancia e, ainda, em Le Mans. Em Portugal, o seu nome ficou ligado ao dia da morte de clemente Ribeiro da Silva: foi ele quem, acompanhado pelo inevitável Carlo Facetti, com quem fez uma longa parceria e ganhou títulos e corridas, e ao volante do BMW 3.0 CSL da Jolly Club, venceu as 4 Horas do Estoril. Corria o ano de 1977.

Martino Finotto, que fez fortuna na indústria química, começou a correr em 1972 e chegou a estar perto da F1, quando comprou um par de Brabham BT42, no ano seguinte. Mas, depois de um breve e solitário teste em Monza, no final desse ano, decidiu-se por não continuar a aventura.

Com Ruggero Melgrati

Com Ruggero Melgrati

Em vez disso, juntou-se ao antigo piloto de F3, Jurg Dubler, criando a Scuderia Finotto, marca sob a qual fez correr vários pilotos ao longo de 1974, entre eles Gerard Larrousse, vencedor por duas vezes das 24 Horas de Le Mans e que, com esta equipa, fez o GP da Bélgica de 1974, em Nivelles, naquela que foi a única presença de Finotto na… F1, mas como dono de equipa.

Mas o ponto alto da longa carreira deste italiano seco e moreno foi em 1979, quando venceu o Campeonato da Europa de Turismo, ao volante do BMW 3.0 CSL que ele mesmo preparava, mas que tinha as cores do Jolly Club. Uma vez mais, tinha a seu lado Carlo Facetti e, juntos, ganharam então cinco das últimas seis corridas do campeonato.

Em Zolder com o BMW 3.0 CSL do ETCC

Em Zolder com o BMW 3.0 CSL do ETCC

Finotto ganhou um total de 12 corridas do ETCC entre 1977 e 1979 e, em especial depois de ter ganho o título neste último ano, voltou as suas atenções para as corridas de “Sport”, nomeadamente as de longa duração, como as 24 Horas de Le Mans e de Daytona.

Em 1980, correu com um Lancia Beta Montecarlo privado no Campeonato do Mundo de Marcas e usou também um Ferrari 308 GTB Turbo, que se acreditava ter mais de 1.000 cv em modo de qualificação, bem como outra vez um Lancia, no ano seguinte.

O Ferrari 308 GTB Turbo com mais de 1.000 cv

O Ferrari 308 GTB Turbo com mais de 1.000 cv

O Ferrari era desenvolvido na CARMA – a empresa que ambos fundaram e cujo nome derivava das primeiras letras dos seus nomes de batismo, CARlo e Martino. Esta empresa, embora minúscula, chegou mesmo a construir um motor de quatro cilindros, com turbo, para o novo Grupo C Junior, em 1983.

Chamado Giannini, porque a CARMA precisava de estar associada a um fabricante por questões de homologação, este motor venceu os títulos nessa categoria do Grupo C em 1983 e 1984, em conjunto com o construtor italiano Alba. Finotto conquistou um total de quatro vitórias à classe, na primeira das temporadas, em que partilhou o carro com o seu amigo Facetti.

A Scuderia Finotto correu na F1 em 1974 mas sem Martino ao volante

A Scuderia Finotto correu na F1 em 1974 mas sem Martino ao volante

Na temporada seguinte, Almo Copelli foi o novo piloto da CARMA e, com Finotto, fez a campanha norte-americana da IMSA. Finotto continuou a pilotar carros da Alba durante a maior parte da década de 80, antes de correr com outras marcas, na categoria Camel Lights da IMSA, nos primeiros anos da década seguinte.

Competiu em Le Mans seis vezes, sem nunca conseguir entrar nos dez primeiros, mas teve melhores resultados em Daytona, onde fi 2º em 1977 com um Porsche 935 e 5º em 1981, com um Lancia.

Finotto continuou a correr durante os anos 90, fazendo a sua última aparição numa corrida de “Sport” nas 12 Horas de Sebring de 1995. Tinha 61 anos.

Ao volante de um Alba aqui partilhado com Guido Daccò

Ao volante de um Alba aqui partilhado com Guido Daccò

Hélio Rodrigues

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s