Renault Mégane CC 1.6 dCi 130 GT Line

Sol de verão

Renault Mégane CC dCi 130 GT Line (Fotos: Praia d'El Rey)

Renault Mégane CC dCi 130 GT Line (Fotos: Praia d’El Rey)

Um carro bonito é como uma mulher bonita: não há idade que os torne feios. Mesmo assim, de vez em quando um ‘peeling’ é sempre refrescante, desde que não se exagere, é claro, ou então o botox torna-se ridículo. Foi isso mesmo que a Renault fez com a sensualidade do seu Mégane Coupé Cabriolet: deu-lhe a sua nova imagem de marca e tornou-o ainda mais picante e com maior “sex appeal”. Tudo, para melhor gozar o sol de verão – que, mesmo tímido, de vez em quando sabe surgir em força.

Pronto, ele está aí. “Ele” é o Renault Mégane Coupé Cabriolet – ou o novo Mégane CC, como a Renault lhe chama. Mas que, de novo, “apenas” em a nova identidade visual da marca, em especial a nova grelha, em forma de asa aberta e limitada pelos grupos óticos estilizados e felinos, agora com luzes em LED. O que, verdade seja dita, funciona na perfeição, dando uma identidade quase única ao “cabriolet” da marca do losango (que brilha em grande evidência no centro da grelha), tornando-o quase um caso à-parte dentro da renovada gama Mégane.

O Mégane CC mantém o estilo limpo e elegante que o caraterizou sempre

O Mégane CC mantém o estilo limpo e elegante que o caraterizou sempre

No resto, é a mesma figura de estilo, limpa e fluida, sensual mesmo, especialmente quando se recolhe a capota – um teto panorâmico em vidro escurecido, que demora 21 segundos na quase silenciosa manobra de se escamotear e esconder dentro da bagageira – tornando o Mégane CC um “must” de beleza no seu segmento. Ou seja, um CC é para ser apreciado no modo “cabelos ao vento”…

Novo motor e mais equipamento

Em termos dinâmicos a novidade é o motor 1.6 dCi de 130 cv

Em termos dinâmicos a novidade é o motor 1.6 dCi de 130 cv

Porém, ciente da necessidade de oferecer algo mais que uma “simples” nova identidade visual, a Renault decidiu-se por introduzir na gama o ovo motor 1.6 dCi, com 130 cv – em substituição do anterior bloco 1.9 dCi, com a mesma potência. E, em termos dinâmicos, apenas se pode dizer que a escolha foi, mais uma vez, acertada. O Mégane CC nunca perde “alma” na estrada, com o motor sempre disponível desde baixas rotações, ainda por cima bem acolitado pela caixa manual de seis relações, de fácil engreno e bastante e rápida q.b. para viagens relaxadas.

Um corta-vento em vidro existe agora por trás dos bancos

Um corta-vento em vidro existe agora por trás dos bancos

Relaxadas, porque agora os passageiros dispõem de corta-vento por trás do pescoço e de uma rede (negra) anti-turbulência, que as afasta do habitáculo e permitem que se converse descansadamente, mesmo se a velocidade de cruzeiro for superior ao legalmente permitido. Porém, há que dizê-lo: apesar de despachado e mesmo rápido, o ideal é desfrutar (a dois, apesar de existirem dois pequenos e fundos bancos traseiros…) da qualidade que existe a bordo e da beleza que emana, poro a poro, da carroçaria do Mégane CC. E, já agora, do sol de verão – apesar deste ser por vezes um pouco tímido. Mas, afinal, quem quer levar um “escaldão”?

A manobra de recolha do teto panorâmico em vidro demora 21 s

A manobra de recolha do teto panorâmico em vidro demora 21 s

Em termos de equipamento, apesar de ser de série o sistema R-Link (em ecrã tátil de 7”, com ligação à Internet e permitindo funções como visualizar vídeos ou fotos, ouvir música, consultar o email, navegar nas redes sociais, além de ler informações sobre a viagem e, claro, navegar por TomTom com função de GPS possibilidade de comando por voz), a versão GT Line, que funciona como topo de gama, permite uma alongada oferta de qualidade “premium”.

O Mégane CC GT Line é o topo de gama do modelo

O Mégane CC GT Line é o topo de gama do modelo

No interior, o habitáculo exibe acabamentos de qualidade, nomeadamente estofos em couro Riviera carbono escuro ou na combinação carbono escuro/vermelho, ar condicionado automático dual-zone, sistema de auxílio ao estacionamento e ao arranque em subida e cartão mãos livres. Lá fora, são também de série, neste nível, as jantes em liga leve Selsium Metal de 17”.

A frente com a poderosa nova identidade da marca torna o Mégane CC um "must"

A frente com a poderosa nova identidade da marca torna o Mégane CC um “must”

Em termos de segurança, o Renault Mégane CC (que recebeu a classificação de cinco estrelas nos recentes testes de colisão da Euro NCAP, onde foi a mais pontuada em todos os ensaios, recebendo ainda o máximo de pontos – 37 – na proteção de adultos)  oferece um elevado nível, quer na passiva, quer na ativa. Exemplo disso, são o ABS com repartidor eletrónico de travagem e auxílio à travagem de emergência; controlo de estabilidade ESC com função adicional de controlo de subviragem; duplos sensores de choque lateral; “airbags” para o tórax/bacia/abdómen bi-câmara e sistema Renault de proteção de terceira geração. No GT Line, é opção é a pintura metalizada. O preço, esse é de 36.550 euros, tudo incluído…

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Um CC perde muito da sua beleza com a capota neste estado ms o Mégane ainda assim é bonito

Um CC perde muito da sua beleza com a capota neste estado

Motor: Diant., 4 cil., 16 v., 1.598 cc, turbo-Diesel de geometria variável, admissão variável, inj.directa c./”common rail” e “intercooler”; Potência (cv/rpm): 131/4.000; Binário Máx. (Nm/rpm): 320/1.750; Vel. Máx. (km/h): 205;  Acel. 0-100 km/h (s): 10,8; Consumos (l/100 km): 4,4; Consumos AutoanDRIVE (l/100 km): 6,1; Emissões CO2 (g/km): 115; Preço (euros): 36.550

O Renault Mégane CC 1.6 dCi 130 GT Line custa desde 36.550 euros

O Renault Mégane CC 1.6 dCi 130 GT Line custa desde 36.550 euros

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos e Divulgação (Interiores)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s