Peugeot 208 GTi 30th chega em Novembro

O leãozinho mais radical

O Peugeot 208 GTi 30th vai chegar em Novembro

O Peugeot 208 GTi 30th vai chegar em Novembro

A Peugeot vai levantar o véu sobre o 208 GTi 30th por ocasião do “Festival of Speed” de Goodwood. 30 anos após o 205 GTi, a Peugeot reinterpreta assim o mito, numa versão mais radical do desportivo 208 GTi. O 208 GTi 30th oferece sensações de condução mais intensas, fruto do seu novo motor 1.6 THP, Euro6, que desenvolve uma potência de 208 cv e um binário elevado aos 300 Nm. Associado a uma caixa de seis velocidades manual, um diferencial de deslizamento limitado Torsen e ligações ao solo específicas, garante uma motricidade e eficácia inéditas. Este temperamento desportivo e vincado encontra igualmente eco na sua postura e essência, em particular na sua carroçaria bi-material dividida por uma linha vincada. Apresentado ao público no próximo “Mondial de Paris 2014”, a sua comercialização terá início em Novembro deste ano.

A 13 de Março último, menos de um ano após o seu lançamento comercial, saiu da linha de montagem a unidade 10.000 do Peugeot 208 GTi, confirmando o sucesso da reinterpretação do mito e da estratégia de subida em gama desportiva da Peugeot para o segmento B.
A Peugeot deixou o seu cunho na história do desporto automóvel, um ADN que se encontra nos genes do 208 GTi, como também nos do RCZ e da sua versão vitaminada R, esta desenvolvida pela Peugeot Sport. Numa altura em que a Peugeot festeja este ano o 30º aniversário do 205 GTi, é a vez do 208 GTi passar para as experientes mãos dos profissionais da Peugeot Sport, a fim de lhe darem uma essência mais radical – no que alguns, sem dúvida, chamarão de “suplemento de alma” – em resposta às expectativas dos clientes com uma fibra mais desportiva e também dos entusiastas do modelo.

Uma assinatura exclusiva e um temperamento mais radical
O temperamento exclusivo e mais radical do 208 GTi 30th reflete-se desde logo. Mais baixo em 10 mm, com vias alargadas em 22 mm na frente e 16 mm na traseira, as grandes e proeminentes rodas dão-lhe uma postura mais colada à estrada, indicando inequivocamente a sua orientação desportiva.
Os cromados brilhantes e elegantes do 208 GTi surgem também no 208 30th GTi, complementados com elementos em preto mate que tornam o seu fascínio ainda mais selvagem. Tal vê-se na frente, no anel que circunda a grelha, em redor dos faróis de nevoeiro e nas coberturas dos espelhos.
De perfil, a postura rebaixada é enfatizada pelo preto mate presente nas embaladeiras e nos alargamentos das cavas de rodas que albergam inéditas jantes de 18”, também em preto mate, montadas à frente das grandes pinças pintadas em vermelho e específicas, com assinatura Peugeot Sport. As bases dos vidros, que terminam com uma assinatura que homenageia o ilustre 205 GTi, são igualmente em preto mate, enquanto o logótipo desportivo “208 GTi 30th” surge aposto nos pilares traseiros.
Na traseira, destaca-se uma saída de escape cromada dupla e arredondada, que sublinha a sonoridade do novo motor, integrado num processo todo ele reformulado.
Por fim, o 208 GTi 30th não poderia deixar de ostentar as cores identificativas deste universo desportivo. A conjugação entre o vermelho e o preto, num tratamento a dois tons e dois materiais, é inovadora e única. A frente conta com um tom preto texturado que contrasta com um inédito vermelho envernizado na parte de trás. Os dois tons são divididos por um corte oblíquo iniciado pelo conceito Onyx e reinterpretado nos 308 R Concept e Exalt. O 208 GTi 30th estará, também, disponível com uma pintura de qualidade superior em Branco Pérola Nacarado e em Vermelho Rubi, cores históricas da gama GTi.
Em completa coerência com a assinatura exterior e as características dinâmicas, o ambiente interior espelha um registo desportivo mais radical inerente ao 208 GTi 30th. As decorações em “dégradé” gradual de vermelho para preto do 208 GTi surgem aqui em preto brilhante. As pegas das portas em preto com uma risca vermelha encontram eco nos cintos de segurança. Os tapetes de elevada qualidade com acabamento em vermelho e os bancos do tipo “bacquet” à frente e com formato específico têm assinatura Peugeot Sport. O seu acabamento resulta de uma mistura de materiais, recorrendo principalmente a alcântara, com TEP preto com costuras vermelhas e uma malha negra com pespontos vermelhos.
Uma placa numerada “208 GTi 30th2 surge posicionada acima da lâmpada de cortesia, sublinhando a exclusividade desta edição de aniversário.

As sensações de condução de um comportamento incisivo
As sensações começam por sentir-se logo que nos sentamos ao volante do 208 GTi 30th. Para o piloto, a resposta do volante é simples e direta, tal como a obtenção das trajetórias ideais. O volante compacto facilita a colocação do carro e aumenta as sensações de condução. A instrumentação, localizada em posição superior, é visível de imediato, facilitando a leitura das informações, tornando-as instantâneas sem termos de desviar os olhos da estrada.
Em coerência com as suas características dinâmicas específicas e sensações exacerbadas de condução, esta posição de condução ideal vê-se complementada por um banco tipo “bacquet” específico, desenvolvido pela Peugeot Sport. Associadas ao pequeno volante, a instrumentação “heads-up” em posição elevada e a resposta das informações da estrada obtidas a partir de ligações ao solo específicas, permite ao condutor tornar-se num só com este automóvel.
O novo motor 1.6 THP, em conformidade com a norma Euro6, está equipado com sistema Stop & Start. O binário máximo foi elevado a 300 Nm e a potência de 208 cv faz a ponte com o modelo com o mesmo nome. No capítulo da motricidade, a potência e o binário são transmitidas às rodas através de uma caixa de seis velocidades manual, com afinação específica, e um diferencial de deslizamento limitado Torsen – ambos usados no RCZ R – os quais permitem explorar todo o potencial.
O ESP e o sistema de antipatinagem foram recalibrados, de modo a tornarem-se menos intrusivos na condução, libertando a motricidade e permitindo a operação do Torsen. A utilização do Torsen e da pequena barra estabilizadora à frente sentem-se, muito em particular, nas acelerações em curva, permitindo manter as trajetórias ideais, e na fase de travagem, um acréscimo de estabilidade.
O centro de gravidade rebaixado, uma geometria de suspensões redefinida (vias, câmber, alinhamento das rodas, jantes maiores em 0,5”) e pneus Michelin Pilot Super Sport 205/40 ZR 18 otimizam a aderência e garantem um destacado comportamento em estrada.
A direção foi, também ela, objeto de um importante trabalho de afinação em pista e em estrada. O objetivo era obter uma linearidade da assistência relacionada com este tipo de viatura, tendo em conta os efeitos do Torsen. Associada às novas leis de amortecimento e rigidez das molas, bem como uma barra estabilizadora revista, a direção é mais informativa, num conjunto que surge mais preciso e ágil.
O 208 GTi 30th pode contar com um sistema de travagem em linha com o desempenho esperado. Os discos de 323 mm de diâmetro e 28 mm de espessura na frente contam com pinças Brembo de quatro pistões.
O temperamento desportivo do 208 GTi 30th também se reflete nos números: dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos e os 1 000 m em 26,5 segundos. As reprises são, também elas, de elevado nível, recuperando dos 80 aos 120 km/h em 6 segundos, em 5ª velocidade. As suas performances e o seu comportamento incisivo são obtidos num registo de eficiência sem precedentes no segmento com emissões de CO2 reduzidas aos 125 g/km.
O 208 GTi 30th demonstra, de novo, a emoção, essência desportiva e eficiência inscritas no património e nos genes da PEUGEOT.

O 208 GTi 30th pretende ser a reinvenção do mito 205 GTi

O 208 GTi 30th pretende ser a reinvenção do mito 205 GTi

Texto e Fotos: Divulgação; Edição: AutoanDRIVE

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s