Peugeot 508SW 1.6 e-HDI 115 Business Line Pack

A escolha racional

Peugeot 508 SW 1.6 e-HDI 115 Business Line Pack (Fotos: Serra da Estrela em Junho; Manteigas e Belmonte)

Peugeot 508 SW 1.6 e-HDI 115 Business Line Pack (Fotos: Serra da Estrela em Junho; Manteigas e Belmonte)

Você até nem se importa de não chegar aos 200 km/h? Ou de ser mais lento em aceleração, dos 0 aos 100 km/h, 1,5 segundo? Ou de, em vez de um binário de 340 Nm às 2.000 rpm, ter debaixo do pé direito “apenas” 254 Nm, mas logo a partir das 1.500 rpm? Dito de outra forma, você nem quer saber destes números para nada e o que quer e uma carrinha confortável, suave, rápida q.b. e principalmente económica, muito económica? Então o AutoanDRIVE apresenta-lhe a Peugeot 508 SW 1.6 e-HDI 115 Business Line Pack – a escolha racional.

Basicamente, aquilo que a Peugeot acrescentou à sua gama 508 foram novos motores turbo-Diesel, mais ecológicos e económicos, tendo como base a tecnologia BlueHDI e e-HDI. Foi com uma versão SW (a carrinha) equipada com este último, o menos potente do lote, que o AutoanDRIVE fez umas centenas de quilómetros. E, no final a viagem, percebeu porque esta seria a escolha mais racional.

Gota a gota…

A Peugeot 508 SW com o motor e-HDI de 115 cv é muito económica

A Peugeot 508 SW com o motor e-HDI de 115 cv é muito económica

… se fazem os melhores consumos. É isso exatamente que sucede quando se conduz a Peugeot 508 SW equipada com o motor 1.6 e-HDI. Pode ter “apenas” 115 cv e um binário que oscila entre os 240 e os 254 Nm (depende da função “overboost”, que dá mais potência em momentos cruciais, como aceleração nas ultrapassagens), mas mostra-se sempre eficaz e disponível.

Além disso o motor mostra-se sempre eficaz e disponível

Além disso o motor mostra-se sempre eficaz e disponível

Ao ponto de nem sequer ser necessária a utilização constante da caixa manual de seis velocidades que se mostram corretamente planeadas, tanto para uma condução fácil, fluida e descontraída, como no objetivo final de permitir consumos frugais. Que podem ficar muito perto dos 5 l/100 kms, o que dá bem para ir até Madrid e voltar, sem ter que parar nas bombas…

A frugalidade pode surpreender pois a 508 SW mede quase 5 metros

A frugalidade pode surpreender pois a 508 SW mede quase 5 metros

Esta frugalidade, de fato, pode surpreender os mais distraídos. Porque as dimensões da 508 SW são vistosas (quase cinco metros – 4.813 mm), porque o seu peso também não é de desprezar (quase 1.600 quilos – 1.578) e porque, em equação, poderia pensar-se que ficaria submotorizada.

A 508 SW 1.6 e-HDI de 115 cv é acima de tudo suave e confortável

A 508 SW 1.6 e-HDI de 115 cv é acima de tudo suave e confortável

Claro: não é nenhum “dragster”, não tem recuperações fulgurantes, género de colar as costas às… costas do banco e não permite velocidades a dobrar o máximo legal em autoestrada. Nisso, os radares que se resignem: embora sem ser lenta, não consegue atingir os 200 km/h de velocidade máxima – mas isos não é nenhuma vergonha.

Espaçosa e com qualidade interior a 508 SW é uma boa referência no segmento

Espaçosa e com qualidade interior a 508 SW é uma boa referência no segmento

Até porque permite viajar calmamente, desfrutando do enorme conforto a bordo, onde o “design” interior foi pensado…a pensar nisso mesmo, viagens longas e em família. Há espaço atrás e à frente, há verdadeiro conforto e sem ruídos aborrecidos (como o do motor, p.ex.), há qualidade – e há equipamento, incluindo o de entretenimento puro e duro.

Juntando todos os argumentos esta é a escolha mais racional da gama

Juntando todos os argumentos esta é a escolha mais racional da gama

E é isso o que verdadeiramente interessa – e não que vá mais depressa dos 0 aos 100 km/h ou que quase atinja a velocidade limitada eletronicamente aos 250 km/h. Afinal, a Peugeot 508 SW 1.6 e-HDI 115 é a escolha mais racional que se pode fazer. Eu, se tivesse que optar, não teria grandes hesitações. Mas isto sou eu…

Ainda por cima quando tem o nível de equipamento Business Line Pack

Ainda por cima quando tem o nível de equipamento Business Line Pack

Ainda por cima, quando a Peugeot, atenta a isso mesmo, oferece um nível de equipamento tão exclusivo como este Business Line Pack – tal como o nome indica, concebido a pensar nas necessidades mais básicas de… um homem de negócios. Se não, vejamos o que lá em “dentro”: jantes em liga leve Style 09 de 17”; volante em couro com comandos integrados; ABS com repartidor de travagem e assistência à travagem e emergência

O teto panorâmico em vidro faz parte do equipamento de série

O teto panorâmico em vidro faz parte do equipamento de série

(AFU); controlo de estabilidade (ESP) e de tração inteligente (ASR Perfo); sistema de assistência ao arranque em subida (Hill Assist); “airbags” dianteiros, laterais para tórax e de cortina na frente e atrás; ajuda ao estacionamento tarseiro e sensores de estacionamento dianteiros e atrás; porta-luvas refrigerado e com iluminação; punho da alavanca da caixa de velocidades forrado a couro; ar condicionado automático bi-zona com saída para trás; sistema áudio WIP Sound + WIP Bluetooth (rádio CD MP3

As jantes Style 09 de 17" fazem também parte deste Pack de equipamento

As jantes Style 09 de 17″ fazem também parte deste Pack de equipamento

WIP Sound mono CD frontal, leitor MP3, 6 altifalantes e comandos sob o volante, tomada USB/Jack para iPod e Streaming audio); navegação WIP Nav Plus (ecrã a cores de 7” a alta resolução; cartografia da Europa integrada, kit mãos livres e Peugeot Connect Box); acendimento automático dos faróis médios; sensores de chuva; estofos em meio-couro Marston Preto; e bancos dianteiros elétricos.

A 508 SW é das carrinhas mais elegantes no mercado

A 508 SW é das carrinhas mais elegantes no mercado

Depois, com tudo isso bem iluminado pelo gigantesco teto panorâmico em vidro, que se pode esconder com uma cortina de acionamento elétrico, o fato de ter de despender menos de 35 mil euros é outro dos fatores convidativos – e que aumenta ainda mais a racionalidade desta escolha.

CARATERÍSTICAS TÉCNICAS

A identidade da Peugeot 508 SW é inconfundível

A identidade da Peugeot 508 SW é inconfundível

Motor: Diant. transv., quatro cilindros em linha, 8 válvulas, 1560 cc, turbo-Diesel de geometria variável, inj.direta c./“common rail”, “intercooler” e filtro de partículas; Potência (cv/rpm): 115/3.600; Binário Máx. (Nm/rpm): 240-254/1.500 – 3.000; Vel. Máx. (km/h): 197; Acel. 0-100 km/h (s): 11,6; Consumos (l/100 km): 4,2; Emissões CO2 (g/km): 110; Preço (euros): 34.565 (versão ensaiada: 34.985, com pintura metalizada)

A Peugeot 508 SW 1.6 e-HDI 115 cv custa ???? com este Pack de equipamento (Foto: Belmonte)

A Peugeot 508 SW 1.6 e-HDI 115 cv custa 34.565 euros com este Pack de equipamento (Foto: Belmonte)

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos

Advertisements

One response to “Peugeot 508SW 1.6 e-HDI 115 Business Line Pack

  1. Pingback: Peugeot 508 Berlina 1.6 e-HDi 115 Active | AutoanDRIVE·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s