Raid Castelos e Muralhas do Mondego

Assalto aos castelos foi um êxito

Um punhado de aventureiros conquistou no séc XXI castelos com mais de um milénio de vida

Um punhado de aventureiros conquistou no séc XXI castelos com mais de um milénio de vida

Não houve resistência à frente de aventureiros que fizeram o “assalto” aos castelos e muralhas medievais pelo centro do país. Cerca de 120 pessoas em 41 viaturas de várias marcas e modelos concluíram, neste fim-de-semana, a reconquista de cinco dos oito municípios da Rede de Castelos, numa estratégia organizada de lazer e diversão levada a cabo pelo Clube Escape Livre e que se chamou Raid Castelos e Muralhas do Mondego.

O balanço deste passeio todo terreno turístico e de lazer não podia ser mais positivo, desde logo pelas condições do terreno, já que as chuvas dos últimos dias baixaram as poeiras e proporcionaram trilhos mais interessantes, com mais adrenalina para os condutores, e o sol proporcionou a observação e o registo fotográfico de grandes paisagens naturais.

Tudo começou no Hotel Duecitânia em Penela

Tudo começou no Hotel Duecitânia em Penela

As visitas aos castelos de Penela (noturna), Lousã, Miranda, Soure e Montemor-o-Velho adicionaram conhecimento aos participantes, que ficaram a saber mais sobre a importante linha defensiva do Mondego. A visita à Feira Medieval de Penela, no sábado à noite, revelou-se surpreendente pelos detalhes desta viagem no tempo, ao ritmo da dança, da animação temática, dos petiscos e dos artigos à época, que surpreenderam e agradaram. O alojamento no Duecitânia Hotel, com design inspirado na época romana, e a visita à antiga villa romana do Rabaçal fizeram regredir ainda mais na linha cronológica além Idade Média.

A aventura e a adrenalina tiveram momentos de grande expressão

A aventura e a adrenalina tiveram momentos de grande expressão

Entre as grandes surpresas para os participantes estiveram a visita à Loja do Senhor Falcão, onde encontraram, com saudosismo, produtos fabricados ou ressurgidos no mercado que jamais imaginariam ainda existentes, mas também a capela de São João do Deserto, reveladora de uma paz e de uma paisagem sublime, e a passagem nas imponentes buracas do Casmilo, resultado da evolução da natureza e do tempo. Os desafios mais arrebatadores decorreram na manhã de sábado, com subidas íngremes intercaladas com trilhos mais “rolantes”, culminando, na tarde do mesmo dia, com a subida do corta-fogo no Alto do Trevim, o ponto mais alto da serra da Lousã, a 1205 metros de altitude.
Destaque ainda para a surpresa recebida pelo participante Marco Coelho que, através de um sorteio, foi premiado com um relógio da reputada marca TW Steel.

Em extenso pano de fundo a paisagem...

Em extenso pano de fundo a paisagem…

Luís Matias, presidente da Direção da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, afirmou que “este Raid constituiu uma excelente amostra do que esta região tem para oferecer. Tratou-se de um evento que aliou na perfeição o turismo histórico e arquitetónico ao turismo aventura. O balanço é tão positivo que queremos pensar, com o Clube Escape Livre, em dar continuidade ao passeio, já no próximo ano. Será uma oportunidade de nova descoberta, com um programa diferente, e incidindo agora sobre as cidades pertencentes à Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.”

A última conqusita foi o castelo de Montemor-o-Velho

A última conqusita foi o castelo de Montemor-o-Velho

Já para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “é de salientar que as várias parcerias concretizadas entre instituições e patrocinadores permitiram realizar um magnífico passeio e conhecer de forma mais aprofundada as características marcantes e específicas dos castelos do Mondego.”

As chuvas da véspera proporcionaram momentos assim

As chuvas da véspera proporcionaram momentos assim

De referir que este evento contou com a presença ou participação no terreno dos responsáveis de vários organismos, desde os presidentes dos municípios de Penela, Lousã, Soure e Montemor-o-Velho, até ao diretor do Diário de Coimbra, o presidente do Turismo Centro Portugal e o administrador delegado da Renault Portugal, que quiseram estar presentes para constatar o sucesso do evento.

A História foi revivida na sexta-feira à noite

A História foi revivida na sexta-feira à noite

Texto e Fotos: Clube Escape Livre; Edição: AutoanDRIVE

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s