Raid Castelos e Muralhas do Mondego

Um programa inédito pela Região Centro

O Raid Castelos e Muralhas do mondego vai ter lugar

O Raid Castelos e Muralhas do Mondego vai ter lugar de 23 a 25 de Maio

A viagem no tempo tem data marcada. De 23 a 25 de Maio, o Raid Castelos e Muralhas do Mondego, organizado pelo Clube Escape Livre, em colaboração com a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, leva proprietários de veículos 4×4 de todas as marcas a conhecer alguns dos tesouros históricos e arquitetónicos da região Centro, ao sabor de uma aventura por fora de estrada.

Para este passeio todo terreno, a organização preparou um programa que fica para a história: cinco dos oito municípios pertencentes à Rede de Castelos e Muralhas do Mondego (RCMM) vão ter uma passagem ou visita da caravana. Pelo menos seis fortalezas ou locais históricos serão visitados, mas o património religioso também não fica esquecido, com os trilhos a conduzir a ermidas, miradouros e paisagens únicas.

O Raid tem início no Duecitânia Design Hotel

O Raid tem início no Duecitânia Design Hotel

O programa tem início no dia 23 de Maio, sexta-feira, no Duecitânia Design Hotel, uma unidade hoteleira recente, com “design” inspirado no império romano, que disponibiliza o seu circuito SPA no dia da chegada. Antes do jantar, lugar para uma sessão informativa sobre o passeio e sobre o estado dos pneus, com a colaboração da Bridgestone e da ValorPneu e, após a mesma, nada melhor que uma visita noturna ao castelo de Penela.

Os participantes vão viver algumas experiências fora de estrada que não irão esquecer

Os participantes vão viver algumas experiências fora de estrada que não irão esquecer

No dia 24 de Maio, sábado, serão muitas as experiências por fora de estrada, a par de grandes paisagens e das visitas ao património edificado: a subida à capela de S. João do Deserto, a visita ao castelo da Lousã, a subida ao Alto do Trevim e a visita ao Alto do Calvário, em Miranda do Corvo. O programa deste dia inclui outras paragens, nomeadamente na praia Fluvial da Louçainha e na típica e conhecida loja do Senhor Falcão.

A praia fluvial da Louçainha vai ser ponto de paragem no sábado

A praia fluvial da Louçainha vai ser ponto de paragem no sábado

O dia de Domingo faz um périplo pelo legado em granito deixado pelos antepassados, com visitas guiadas ou livres às ruínas da antiga vila romana do Rabaçal, ao castelo de Soure e castelo de Montemor-o-Velho e às suas histórias de batalhas e aventuras. A gastronomia local e regional complementa este dia com várias provas de sabores. O almoço e entrega de troféus SPAL, na Quinta do Mourão, em Tentúgal, referenciado pelo serviço de qualidade e grande área ao ar livre, marcam o fim do passeio.

Luís Matias lança o convite para a descoberta de novas paisagens e locais

Luís Matias lança o convite para a descoberta de novas paisagens e locais

Luís Matias, presidente da Direção da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, lança um claro convite à participação neste passeio: “Parta à reconquista de um território onde pontificam memórias de um tempo e de um espaço que querem ser descobertos. Os campos e serras que encerravam a Linha Defensiva do Mondego e defendiam a cidade de Coimbra esperam por si.”

Luís Celínio garante que este Raid vai marcar o calendário do Clube

Luís Celínio garante que este Raid vai marcar o calendário do Clube

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “este passeio vai marcar o calendário de atividades do clube por dois motivos: porque encontrámos na Rede de Castelos e Muralhas do Mondego um parceiro motivado e empenhado e porque, em colaboração com o jornal Diário de Coimbra, referência na região centro, apostamos na reconquista e no interesse de todos os portugueses quanto a esta região e às suas potencialidades, já que é também nosso objetivo a divulgação dos locais por onde passamos.”

Belas paisagens e longos horizontes estão sempre garantidos

Belas paisagens e longos horizontes estão sempre garantidos

As inscrições custam 475 euros para duas pessoas em viatura 4×4 e incluem 2 noites em hotel 4*, 4 refeições, visitas programadas, ofertas, seguro da FPTT e troféus SPAL. Ficha de inscrição, informações e fotografias em http://www.escapelivre.com.

O Dacia Duster é a viatura oficial do Raid

O Dacia Duster é a viatura oficial do Raid

O Raid Castelos e Muralhas do Mondego tem como viatura oficial o Dacia Duster e conta com os apoios da Bridgestone, ValorPneu, FirstStop, SPAL, Best Travel e TW Steel e a colaboração das Águas do Vimeiro. O passeio tem ainda o apoio institucional do Turismo Centro de Portugal, Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas do Mondego, municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela e Soure. O apoio à divulgação é da RFM, Auto Hoje e Auto Hoje TT & Aventura, Off Road 4×4, AutoanDRIVE, TT Verde, Lusomotores, jornal A Guarda e Diário de Coimbra, que assume ainda o papel de jornal oficial do evento.

Castelos quase desconhecidos vão ser "descobertos" ao longo desta aventura

Castelos quase desconhecidos vão ser “descobertos” ao longo desta aventura

PROGRAMA PROVISÓRIO: Programa Provisoria

Texto e Fotos: Clube Escape Livre; Edição: AutoanDRIVE

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s