Peugeot 5008 1.6 HDi 115 cv Allure 7 lug.

Evolução na continuidade

Peugeot 5008 1.6 HDi 115 cv Allure 7 lug. (Fotos: Óbidos e Praya d'El Rey)

Peugeot 5008 1.6 HDi 115 cv Allure 7 lug. (Fotos: Óbidos e Praya d’El Rey)

Costuma dizer-se que em equipa que ganha não se mexe. Bom, foi quase isso que a Peugeot fez no seu monovolume 5008: deu-lhe uma imagem moderna, de acordo com o mais recente cardápio, melhorou pormenores dentro do enorme habitáculo e o resto manteve igual. Afinal, uma suave evolução na continuidade. Mais não era preciso, para manter apetecível aquele que é hoje o maior Peugeot no mercado.

Acompanhando a lavagem geral de imagem, atualizando-a e tornando-a mais jovial que a Peugeot tem vindo a fazer em toda a sua oferta, também a gama 5008 sofreu uma transformação. Que, sem ser profunda, é bastante visível, especialmente no exterior –e na secção dianteira, que recebeu o novo “design” que define a mais recente filosofia estética da marca francesa, como a grelha flutuante e novos grupos óticos, integrando de série em todas as versões, luzes de LED diurnas. Pouco é certo, mas o bastante para que a imagem do Peugeot 5008 já de si volumosa, se torne mais fluida e ligeira.

O AutoanDRIVE ensaiou a versão de sete lugares do 5008

O AutoanDRIVE ensaiou a versão de sete lugares do 5008

No interior, o destaque vai para novos equipamentos, como um ecrã HUD no topo do painel de instrumentos e na consola central, novos revestimentos e acabamentos gravados a laser.

Para famílias numerosas

As principais alterações exteriores estão na frente com a nova grelha e luzes em lED

As principais alterações estão na frente com a nova grelha e luzes em lED

O AutoanDRIVE ensaiou a versão de sete lugares e encontrou nela espaço mais que suficiente para famílias numerosas. Mesmo nos dois lugares da terceira fila, para os quais se acede de uma forma natural, a partir do rebatimento “ad hoc” dos bancos da segunda fila, simples e rápido, existe espaço suficiente para um adulto viajar, embora, é claro, o conforto seja sempre menor que no resto do habitáculo. Quanto mais não seja, porque ali se sentem de forma mais nítida toda a dinâmica do 5008, como a entrega à estrada e a passagem em troços mais sinuosos, onde a carroçaria tende a adornar um pouco, embora sem ser desagradável ou inquietante.

A posição de condução é elevada e ergonómica

A posição de condução é elevada e ergonómica

A posição de condução, mais elevada e evolvente, é bastante boa, com todos os comandos colocados de forma ergonómica e natural e os mostradores permitindo uma leitura imediata de todas as informações – ainda por cia, quando elas são refletidas no “head up display” a cores, mesmo ao nível do olhar, projetando-se na “estrada”. Com uma modularidade quase exemplar, permitindo transformar o interior num “lodge”, incluindo mesas nas costas dos bancos, como nos aviões e acesso a tecnologia de entretenimento e comunicação, o interior do 5008 merecia no entanto melhores acabamentos.

Apesar de ter sete lugares a modularidade interior é boa

Apesar de ter sete lugares a modularidade interior é boa

Estão melhor que na geração anterior, mas existe uma certa tendência para ruídos parasitas, nem todos oriundos de uma má montagem, mas sim de superfícies suspensas ou simplesmente de maiores dimensões. As janelas laterais possuem cortinas contra o sol e, apesar da superfície vidrada ser generosa e permitir uma boa luminosidade natural, a existência de um teto panorâmico, como no 3008, traria vantagens neste aspeto.

Dinâmica suave

Apesar do volume a dinâmica do 5008 pode ser uma boa surpresa

Apesar do volume a dinâmica do 5008 pode ser uma boa surpresa

O Peugeot 5008 ensaiado pelo AutoanDRIVE utilizava o mesmo bloco 1.6 HDI de 115 cv existente noutras versões menores, como no 2008, 2008 e 308, por exemplo. Porém, e curiosamente, no 5008, graças a uma caixa (a mesma das outras versões, já agora…) de velocidades onde as seis relações se apresentam mais curtas e próximas e também ao fato de o binário ficar disponível bastante cedo, em regimes pouco acima das 1.700 rpm, a facilidade com que se atinge uma velocidade de cruzeiro apreciável, sem esforço digno de registo, é de saudar. E os consumos até nem se ressentem da maior volumetria e do fato de as relações serem menos adequadas para se tentar vencer disso mesmo, consumos, conseguindo o AutoanDRIVE médias semelhantes às do menor 3008 – ou seja, abaixo dos 6 l/100 kms.

O Peugeot 5008 é ágil em regimes contidos e sem exageros

O Peugeot 5008 é ágil em regimes contidos e sem exageros

Também curiosamente, e também apesar da maior volumetria, o 5008 consegue mostrar alguma agilidade, em especial quando não se está exagerar, pois quando isso sucede, a direção torna-se menos exata e demasiado leve, penalizando a inserção em curva e o balancear da carroçaria, por causa de um maior esforço vertical. Mas, afinal, o 5008 não é para fazer corridas, pois não? Mas sim para viajar com (muito) conforto e como se estivéssemos sentados no sofá da nossa sala de estar.

O habitáculo do 5008 está recheado de equipamento VIP

O habitáculo do 5008 está recheado de equipamento VIP

E foi a pensar nisso mesmo que a Peugeot decidiu rechear o habitáculo do 5008 de equipamento, aproximando-o de uma sala VIP. Por exemplo, na versão Allure, existe de série – entre muitas outras coisas – o volante de três raios, em couro, com inserção cromada; “airbags” frontais adaptativos, sendo o do passageiro neutralizável através de chave; “airbags” laterais dianteiros para tórax; “airbags” traseiros tipo cortina, até à 3ª fila de bancos; travões com sistema ABS e repartidor eletrónico de travagem (REF); controlo eletrónico de estabilidade (ESP); sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro com medição de espaço, e traseiro com câmara de visão; sistema de navegação WIP Nav com ecrã tátil a

O Peugeot 5008 é o maior Peugeot existente no mercado

O Peugeot 5008 é o maior Peugeot existente no mercado

cores de 7”; travão de estacionamento elétrico; barras cromadas no tejadilho; ar condicionado automático bi-zona com difusor traseiro; espaço de arrumação na consola central (10,5 litros) ventilado com ar fresco; sensores de luz e de chuva; sistema de faróis “follow me home”; e auto-rádio WIP Sound com CD frontal, leitor de MP3, seis altifalantes, tomadas AUX para MP3 portáteis e comandos sob o volante.

As jantes em liga leve de 17" Quark são opcionais

As jantes em liga leve de 17″ Quark são opcionais

Opções, eram a pintura Cinzento Shark metalizada (420 euros); as jantes em liga leve de 17” Quark (455 euros); e o Pack Vídeo, composto por dois ecrãs coloridos de 7”, integrados nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, reguláveis em inclinação e com capa protetora, um par de auscultadores Bluetooth, com bateria recarregável e consola de ligação com duas entradas RCA (650 euros).
O preço, esse é concorrencial, anda por cima nesta altura, em que a Peugeot mantém uma campanha promocional, que baixa em 3.000 euros o preço final, fixando-o em menos de 32 mil euros.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

A versão 1.6 HDI de 115 cv é o cavalo de batalha da Peugeot neste segmento

A versão 1.6 HDI de 115 cv é o cavalo de batalha da Peugeot neste segmento

Motor: diant. transv., quatro cilindros em linha, 8 válvulas, 1.560 cc, turbo-Diesel de geometria variável, inj.directa c./“common rail”, “intercooler” e filtro de partículas; Potência (cv/rpm): 115/3600; Binário Máx. (Nm/rpm): 270 – 285/1.750; Vel. Máx. (km/h): 185; Acel. 0-100 km/h (s): 12,9; Consumos (l/100 km): 4,9; Emissões CO2 (g/km): 128; Preço (euros): 32.999 (versão ensaiada: 34.814; com promoção: 31.814)

A unidade ensaiada custava 34.800 euros mas tinha uma romoção de 3.000 euros

A unidade ensaiada custava 34.800 euros mas tinha uma promoção de 3.000 euros

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos e Divulgação (Interiores)

Advertisements

One response to “Peugeot 5008 1.6 HDi 115 cv Allure 7 lug.

  1. Pingback: Peugeot 5008 1.6 BlueHDi 120 Style | AutoanDRIVE·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s