Renault Captur Energy TCe 90 S&S ECO2 Exclusive

A outra face da moeda

Renault Captur Energy TCe 90 S&S ECO2 Exclusive (Fotos: Praia d'El Rey)

Renault Captur Energy TCe 90 S&S ECO2 Exclusive (Fotos: Praia d’El Rey)

Já aqui o dissemos: o Renault Captur é como a CocaCola: primeiro estranha-se, depois entranha-se (https://autoandrive.com/2013/08/15/renault-captur-energy-1-5-dci-90-exclusive/). Dissemo-lo a propósito da versão 1.5 dCi e, nessa altura, dissemos também de (sua e nossa) justiça sobre a parte estética, o espaço e versatilidade do interior, a qualidade ds materiais, o equipamento – igual, então e agora (“Exclusive”) e, também, sobre as apetências (ou não) dinâmicas. Hoje é tempo de falar sobre a outra face da (mesma) moeda: a versão equipada com o motor 0,9 l a gasolina TCe 90. Tem o mesmo número de cavalos, já o conhecemos outros modelos e, no Captur, faz jus à fama que já tem.

Pronto: se for ao “link” que citamos na entrada, lá encontrará tudo aquilo que há a saber sobre o Captur. Desde o choque das suas formas usadas e diferentes, à sua razão de ser. Por exemplo, lá falamos sobre a sua capacidade de dar prazer também longe dos limites do asfalto, apesar de ter apenas duas rodas motrizes – e de a marca não ter intenções futuras de o dotar com tração total, nem sequer fornecer-lhe uma alma mais desportiva a ousada.

O Renault Captur é irreverente e faz-se notar facilmente

O Renault Captur é irreverente e faz-se notar facilmente

Um dado adquirido e indesmentível: o Captur é irreverente e, além disso, pode ser o perfeito espelho do seu dono: a Renault propõe diversas formas de o personalizar, por dentro e fora, através de propostas bitonais e de “packs” de imagem e de “stripping” que, por vezes, resultam demasiado “espampanantes”. Felizmente, não é o caso da versão agora ensaiada, em que a combinação do Azul Pacífico com o Preto Estrela do tejadilho e em pormenores exteriores (como as jantes ou os espelhos retrovisores) não é tão agressivo visualmente.

Entre, sente-se e desfrute com calma

Debaixo do "capot" repousa o motor a gasolina TCe de 90 cv

Debaixo do “capot” repousa o motor a gasolina TCe de 90 cv

O que atrás ficou dito é, digamos, um conjunto de evidências mais que… evidentes. Basta olhá-lo, entrar nele e, de novo, olhar em volta. Está tudo lá, por dentro e por fora, bem à vista. O que não se vê é o que está por baixo do “capot”. É sobre isso que vamos falar a seguir.

O Captur não foi feito para atitudes desportivas a volante

O Captur não foi feito para atitudes desportivas a volante

O Renault Captur não é de forma nenhuma um carro para ritmos desportivos. O “must” da sua posição de condução mais levada tem o contra de, por causa da maior altura da carroçaria e do respetivo centro de gravidade superior, provocar um certo adornar da dita carroçaria em curvas mais empenhativas. Mesmo assim o conforto de rolamento é constante, a direção é informativa e competente, tal como os travões e o manuseamento da caixa de velocidades, cujas cinco relações neste caso, estão projetadas para permitir consumos decentes, em detrimento de um caráter mais divertido.

A suspensão traseira é a mesma do Clio ST

A suspensão traseira é a mesma do Clio ST

Para impedir um comportamento mais desconcertante, a suspensão traseira é semelhante à da carrinha Clio ST, mais rija, mas no resto é suficientemente macia para permitir viagens discretas e sem mazelas esqueléticas e, para lá dos limites do asfalto, suficientemente dura para absorver bem as irregularidades naturais.

O comportamento dinâmico do Captur TCe depende muito da frça feita no pedal do acelerador

O comportamento do Captur TCe depende da frça feita no pedal do acelerador

A diferença, essa, está no motor. Este bloco turbo a gasolina de baixa cilindrada (0,9 l) debita 90 cv, o mesmo valor do bloco 1.5 dCi turbo-Diesel. Porém, e apesar do referido turbo, mostra-se algo apático a baixos regimes, despertando apenas com maior decisão sobre o pedal do lado direito, onde então se apesenta vivaz e quase interessante. Mesmo assim, não é de criticar pois, no Captur, chega e sobra para as encomendas. Com um senão: se praticarmos ritmos mais alegres, os consumos disparam para lá dos 7,5 litros; caso queiramos simplesmente passear e curtir a diferença que é ter um Captur, então esses valores baixam rapidamente, para perto dos 6 l/100 kms.

A versão Exclusive está bem equipada de série

A versão Exclusive está bem equipada de série

A versão ensaiada estava nivelada como sendo Exclusive, o que implica um bom recheio em termos de equipamento de série, nas vertentes de conforto, tecnologia e segurança ativa e passiva. Porém, além disso apresentava alguns opcionais, quase todos eles de imagem. Por exemplo, a pintura Bi-Tom (Azul Pacífico e Preto Estrela); pneu suplente (70 euros); Stripping Losange exterior; Pack Look Exterior Preto; Câmara de ajuda ao estacionamento traseiro + R-Link com Medianav (350 euros); e decoração interior Losange (100 euros).

O "Stripping Losange" exterior é um opcional

O “Stripping Losange” exterior é um opcional

No final, a fatura sofreu um incremento de pouco mais de 500 euros, em relação ao preço base mas, mesmo assim e apesar de uma dinâmica menos interessante e de consumos mais… desinteressantes, relativamente à versão dCi, não deixa de ser bastante apelativo.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Quando se força o ritmo os consumos sobem com facilidade acima dos 7 l/100 kms.

Quando se força o ritmo os consumos sobem com facilidade acima dos 7 l/100 kms.

Motor: Diant. transv., 3 cil. em linha, 898 cc, 12 v., inj.indir. a gasolina, turbo compressor c./”intercooler”; Potência (cv/rpm): 90/5.250; Bin.Máx. (Nm): 135/2.500; Vel. Máx. (km/h): 171; Acel. 0-100 km/h (s): 12,9; Consumos (l/100 km): 4,9; Emissões CO2 (g/km): 113; Preço (euros): 18.560

O preço do Captur Energy TCe 90 S&S ECO2 Exclkusive é de 18.560 euros

O preço do Captur Energy TCe 90 S&S ECO2 Exclkusive é de 18.560 euros

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s