MINI Paceman Cooper S 184 cv

O oitavo passageiro

MINI Paceman Cooper S 184 cv (Foto: Forte de Paimogo, Lourinhã)

MINI Paceman Cooper S 184 cv (Foto: Forte de Paimogo, Lourinhã)

O Paceman é o oitavo passageiro da viagem que a MINI encetou, já lá vão alguns anos, com o One. Uma viagem onde a paixão, o hedonismo e mesmo algum egoísmo foram, a par com exercícios puros de estilo e uma maneira muito irreverente de encarar a vida, os “leit motiv” que deram curso à imaginação dos estilistas e até mesmo dos clientes da marca, cuja chancela tem por baixo a assinatura da BMW. O Paceman é mais um desses exercícios de estilo, executado a pensar na exclusividade, no ser diferente, no prazer da condução e, claro, em que é sempre tão giro ter um MINI. Mesmo que esse MINI seja, por definição, a versão de três portas do Countryman – o que é apenas parte da verdade. O resto dessa mesma verdade está exatamente aí, no puro prazer que se tem quando se está sentado ao volante do Paceman.

O AutanDRIVE experimentou essas mesmas sensações com a versão Cooper S, que encerra debaixo do “capot” possante e dinâmico o bem conhecido motor 1.6 turbo a gasolina, com 184 cv. E depressa percebeu que, apesar da plataforma ser a mesma do Countryman, o perfil mais baixo e mais largo e o menor peso fazem pequenos milagres de comportamento. O MINI Paceman tem um temperamento mais atrevido – quase com se lhe tivessem deitado uns grãozinhos de pimenta de Caiena no coração. Porque é disso mesmo que se fala, quando se quer retirar gozo à farta do Paceman Cooper S – coração.

Puto irrequieto

O MINI Paceman Cooper S tem mesmo a cara do puto irrequieto que é

O MINI Paceman Cooper S tem mesmo a cara do puto irrequieto que é

Há um síndroma muito associado à juventude, à sua eterna impaciência e desejo de mobilidade: o da perna irrequieta. Nunca viu um chavalo sentado a abanar compulsivamente uma perna, de uma maneira que quase nos mexe com os nervos? Pois isso é o “síndroma da perna irrequieta” – e é quase esse síndroma que sentimos nas pernas, quando tentamos extrair do MINI Paceman Cooper S o que ele tem para nos dar e, depois, saímos para a rua, deixando a arrefecer o turbo do pequeno mas endiabrado motor. Ali ficamos, com um treme-treme no corpo e, se os sustos foram grandes, até na voz!

O Paceman tem um perfil mais baixo que o Countryman e é mais ágil

O Paceman tem um perfil mais baixo que o Countryman e é mais ágil

Passamos a explicar. Medido em números, o MINI Paceman Cooper S é apenas mais rápido 2 km/h em velocidade de ponta e mais lesto 0,1s a atingir s 100 km/h, com arranque parado. Os consumos anunciados até são os mesmos. Por isso, onde estão os porquês do maior gozo que dele se retira, comparando-o com o seu irmão mais encorpado?

Em termos dinâmicos o Paceman Cooper S é mais divertido que o Countryman

Em termos dinâmicos o Paceman Cooper S é mais divertido que o Countryman

Bom, de facto ser 3 mm mais baixo, ter uma distância entre eixos superior em 1 mm ou ser apenas cinco quilos mais leve pode parecer irrisório para tal aumento de prazer. Porém, se a isso juntarmos cinco mm no comprimento e, especialmente, mais 49 mm em largura, então sim: poderá estar aqui a explicação. E alguma está, decerto – mas não toda.

O motor que repousa debaixo do "capot" tem 184 cv sempre disponíveis

O motor que repousa debaixo do “capot” tem 184 cv sempre disponíveis

Acreditamos que o principal dessas explicações está no bom desempenho do motor, com um binário em explosão acelerada a partir das 1.700 rpm e uma excelente ligação com a caixa manual de ses velocidades, muto seca e precisa, até mesmo rápida e onde as relações estão bem adaptadas a uma óbvia e natural desportividade. Logo aí, porta-se melhor que o Countryman nas secções mais sinuosas, onde saltita alegremente de curva para curva, sem acusar o “defeito” de um centro de gravidade mais elevado.

As enormes jantes de 19" são um opcional

As enormes jantes de 19″ são um opcional

A sonoridade do motor não é entusiasmante, pois não passa de um silvo furioso a acompanhar um ronronar de gatinho endiabrado. Mas a secura perfeita das ligações ao solo, aumentada pela existência de enormes jantes de 19” Y-Spoke Light Anthracite (um opcional, 1.057 euros), que tornam mesmo desconfortáveis as folhas de papel espalhadas pelo asfalto (passe o exagero da imagem mas fique a ideia, que é esta mesma!) permitem que se enfrentem os desafios com uma alma notável. A mesma alma que acredita que tudo se vai passar bem, apesar da natural imprevisibilidade do chassis curto, com as rodas nas extremidades e que transforma qualquer MINI num “kart” de competição. Até msmo aqueles que não têm coração para isso, pois atiram-se lá para dentro das curvas e só depois percebemos que não há força para sair delas em beleza…

O tejadilho tipo "coupé" do Paceman é um bonito exercício de estilo

O tejadilho tipo “coupé” do Paceman é um bonito exercício de estilo

Mas, neste Paceman, esse coração existe: chama-se “184 cv”. E estão ali, sempre disponíveis e de crinas ao vento. Pena que a tração ALL4 seja, aqui, um opcional, vindo de série somente na versão JCW (John Cooper Works), mais potente e ainda mas desportiva. Porém, saber que a traseira consegue escorregar (mesmo com as ajudas ligadas, já que não castrarm totalmente a imprevisibilidade da ação) como um tração… traseira e que a frente está lá, agarrada ao centro da trajetória pela direção muito exata, quase direta e tão informativa quanto sensível aos degraus da estrada, dá sempre aquela centelha de prazer que exigimos de um MNI.

A bagageira é idêntica em espaço e volume à do Countryman

A bagageira é idêntica em espaço e volume à do Countryman

E pronto: estão as explicações dadas. Agora, vamos ao resto – consumos, preço e equipamento. Os consumos não descem dos 9 l/100 kms., mesmo que se adote um andamento de veludo – mas isso não é um defeito, é feitio. E, ou assume e sabe lidar com esse feitio ou, então, escolhe um Cooper D, que come muito menos. Mas dá também muito menos gozo.

O Paceman é o sétimo elemento da saga MINI dos tempos modernos

O Paceman é o sétimo elemento da saga MINI dos tempos modernos

O preço do MINI Paceman Cooper S começa pouco acima dos 32.000 euros, mas depois vai subindo de acordo com os sus desejos – ou da sua carteira. Neste, que foi nosso durante um fim-de-semana, ficou-se por quase dez mil euros mais mas tinha consigo um “contentor” de equipamento – onde estava quase tudo aquilo que, mesmo supérfluo, se quer de um carro com uma imagem exclusiva e, até, VIP. Por exemplo, dois Pack (Wired e Chili II, 1.179 e 2.236 euros respetivamente) que complementam e dão um toque de enorme “glamour” ao Paceman, em especial este último, que emprestam a agressividade estética, por fora e por dentro, necessária a um felino deste calibre. O sistema de navegação e o ar condicionado automático são de série.

CARATERÍSTICAS TÉCNICAS

O "nosso" Paceman tinha tratamento VIP em termos de equipamento e imagem

O “nosso” Paceman tinha tratamento VIP em termos de equipamento e imagem

Motor: 4 cil. em linha, diant. transversal;  1598 cc; 2 árvores de cames à cabeça, 16 válvulas; turbo c./”intercooler”, inj.directa a gasolina; Potência (cv/rpm): 184/5.500; Binário Máx. (Nm/rpm): 260/1.700 – 4.500; Vel. Máx. (km/h): 217; Acel. 0-100 km/h (s): 7,5; Consumos (l/100 km): 6,1; Emissões CO2 (g/km): 143; Preço (euros): 32.450 (unidade ensaiada:41.690)

A unidade ensaiada custava mais de 41 mil euros mas o preço base é bastante menor

A unidade ensaiada custava mais de 41 mil euros mas o preço base é bastante menor

Texto: Hélio Rodrigues; Fotos: C.Santos

Anúncios

2 responses to “MINI Paceman Cooper S 184 cv

  1. Pingback: AutoanDRIVE | MINI Paceman Cooper D 112 cv·

  2. Pingback: MINI Cooper D Paceman 1.6 112 cv | AutoanDRIVE·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s