Museu do Caramulo especial em Maio

Casa vai estar cheia

O Museu do Caramulo tem programação especial para o mês de Maio, com especial incidência no dia 14 de Maio. As comemorações da “Noite dos Museus”, a “VII Feira de Miniaturas e Brinquedos Antigos – Troca, Compra & Venda” e a prova de velocidade “Espírito do Caramulo” prometem diversão e actividades para toda a família, ao longo de todo o dia… e noite! Na noite de dia 14 terá também lugar uma visita à exposição temporária “A Arte da Guerra – Propaganda da II Guerra Mundial”, guiada pelo Comissário desta exposição, Salvador Patrício Gouveia, e o lançamento do livro “A Arte da Guerra – Propaganda da II Guerra Mundial”, prefaciado por Jaime Nogueira Pinto.

A VII Feira de Miniaturas e Brinquedos Antigos – Troca, Compra & Venda, realiza-se a 14 de Maio de 2011, das 10h00 às 18h00. Com a missão de dinamizar todo o meio dos brinquedos, juntando vendedores e coleccionadores de todo o país, a feira decorrerá nos dois andares do claustro do séc. XVIII do museu, situado no seu centro, rodeado pela mais antiga colecção de automóveis antigos de Portugal, e junto da exposição de miniaturas e brinquedos antigos. Mais informação em www.feira-miniaturas.com.

O Espírito do Caramulo
O Museu do Caramulo e o Clube Automóvel de Viseu organizam a prova de velocidade “Espírito do Caramulo”, a 14 de Maio. Nascida da Super Especial do Caramulo realizada em anos anteriores, o “Espírito do Caramulo” assume a forma de uma rampa de velocidade e serve de “aquecimento” para o Caramulo Motorfestival, que decorre de 2 a 4 de Setembro de 2011. O traçado da prova será o mesmo, com cerca de 2.800 metros de extensão, sendo este já um ícone do panorama automobilístico nacional pelas suas características técnicas que potenciam a velocidade e lhe conferem um carisma especial.
São admitidos a prova os automóveis construídos a partir de 1920, desde que cumpram as normas de segurança descritas no regulamento. O regulamento da prova tem por objectivo simplificar o processo de participação, dispensando os pilotos da licença desportiva emitida pela federação. Isto, facilita o acesso à prova quer a pilotos menos activos, que querem apenas passar um bom bocado ao volante dos seus automóveis, quer aos pilotos que se encontram activos em competições e desejam treinar. De entre os vários Clubes que já confirmaram presença nesta prova, destaca-se o Clube Lancia Delta HF Integrale Portugal, que irá assegurar as funções de carros de segurança da prova. Para mais informações contactar o Museu do Caramulo/CAV pelos emails info@museu-caramulo.net, cav@cav.pt ou pela Linha Verde 800 20 30 80.

A “Noite dos Museus”
A “Noite dos Museus” tem por objectivo principal a captação de público jovem, ligado à vida cultural nocturna e a sensibilização da população para a existência dos diversos espaços culturais no meio em que vive. Desta forma, o Museu do Caramulo estará aberto em horário alargado e com entrada gratuita, oferecendo diversas actividades que proporcionarão aos visitantes uma experiência cultural, num ambiente festivo e de convívio. Das 20h00 à 00h00, os visitantes podem aceder às seguintes actividades:
• Concentração de automóveis clássicos
• Visita guiada às colecções de arte e automóveis do Museu do Caramulo
• Visita guiada à exposição temporária “A Arte da Guerra”
• Ceia no claustro
• Música e Animação

No dia 14 de Maio, na Noite dos Museus, o Museu do Caramulo lança oficialmente o livro “A Arte da Guerra – Propaganda da II Guerra Mundial”. Esta viagem pela ”Arte da Guerra” conta com o prefácio de Jaime Nogueira Pinto e com textos de Salvador Patrício Gouveia, que contextualizam, ao longo do livro, os temas que marcaram as obras publicitárias da II Guerra Mundial, como “Produção”, “Financiamento”, “Motivação”, “Protecção” e “Racionamento”. Este livro serve também como catálogo da exposição temporária com o mesmo título, e que está patente no Museu do Caramulo até dia 31 de Maio, e como forma de perpetuar uma arte que marcou a indústria publicitária e a vida de muitas famílias no mundo inteiro. Nele, pode-se aprender que a II Guerra Mundial não foi travada apenas nas frentes de batalha. Foi também psicológica, tendo os cartazes contribuído para que todos os cidadãos se sentissem envolvidos.

Texto e Fotos: Divulgação/Museu do Caramulo
Edição: AutoanDRIVE

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s