Mercedes-Benz 180D (1953-1962)

O nosso querido Matateu

Há 30 anos, quando fui para a Grande Cidade estudar na Faculdade de Letras, ainda existiam, aos montes, pretos e verdes. Chamavam-lhes os Matateus, porque o jogador de futebol com esse nome terá sido o primeiro proprietário de um… 170D, o modelo anterior. E, por “osmose”, o 180D “herdou” a alcunha. A sua função principal era fazerem de táxi – pois dificilmente encontrei algum que não o fosse. Ainda fiz muitas viagens neles e lembro-me do banco traseiro corrido em couro ondulado e de uma certa sensação de claustrofobia.

Os Matateus só muito mais tarde desapareceram das nossas praças de táxis, substituídos por carros de outras marcas e, também, outros Mercedes-Benz, entre eles o 220D, um sucessor natural e, já na década de 80, o 190D. Pois é, adivinhou: os Matateus eram Mercedes. Os 180D – símbolo inequívoco de fiabilidade na dura vida de táxi. Muitas histórias se contam ainda hoje nas praças, entre os profissionais mais velhos; algumas serão lenda. Mas a existência de motores que duraram mais de três milhões de quilómetros, isso ainda hoje ninguém ousa colocar em dúvida. Até porque, parece, não existem actualmente motores capazes de tais proezas. Portanto, ainda hoje deixam saudades. Eram duros, lentos, poderosos e duravam, duravam, duravam… Como aqueles pilhas que nunca mais acabam! Uma das histórias que eu ouvia amiúde era a do turista alemão que, encantado por viajar desde o aeroporto num Matateu, queria logo comprá-lo e levá-lo consigo, na viagem de volta. O que não sei é se houve algum vendido assim.

Diesel de grande produção
O Mercedes-Benz 180 foi um carro que nasceu em 1953 e esteve em produção durante dez anos, cessando esta em 1962, após 442963 unidades produzidas. Oficialmente, nasceu sob o nome de Ponton, mas ficou conhecido por 180 e 190, chassis que coexistiu a partir de 1956; eram, basicamente, o Classe C e Classe E da época.
O 180 foi o primeiro chassis do segmento médio criado pela marca da estrela e, desde o início, teve duas motorizações: uma a gasolina e outra Diesel. Na verdade, o 180D foi o segundo automóvel da Mercedes-Benz de grande produção equipado com um motor a gasóleo – o primeiro e, talvez mesmo, pioneiro, foi o “marreco” 170D – e a sua fiabilidade e qualidade de acabamentos, situada numa fasquia muito acima do normal para a época, depressa o tornou num vencedor, na luta particular travada com outros modelos, designadamente o Borgward Isabella, seu contemporâneo e de características muito semelhantes.
O primeiro motor a gasolina era um bloco de válvulas laterais, de 1767cc e 52 cv (126 km/h). Em 1957, foi substituído por uma bloco de 1897cc, quatro cilindros e uma árvore de cames, com uma potência de 65 cv (136 km/h) – que, no contemporâneo 190 SL, chegou aos 105 cv, permitindo uma velocidade máxima de 171 km/h! Foi com este motor que a produção encerrou, em 1962.
Por sua vez, em 1953 o Mercedes-Benz 180D tinha um motor de 1767cc e válvulas à cabeça (40 cv/3500 rpm, 120 km/h de velocidade máxima), que cedeu lugar em 1961 a um bloco com uma árvore de cames à cabeça e 1988cc (46 cv/3500 rpm), que continuou depois a equipar outros modelos da marca, nos anos seguintes.
O Mercedes-Benz 180 tinha uma carroçaria de quatro portas, com um “design” maciço mas curiosamente fluido nas suas arestas arredondadas e bem trabalhadas, montado sobre um chassis já utilizado noutros modelos, a seguir à Segunda Grande Guerra. Curiosamente, apesar das suas dimensões, estava homologado para apenas quatro passageiros.

Texto: Hélio Rodrigues

Anúncios

3 responses to “Mercedes-Benz 180D (1953-1962)

  1. excelente trabalho, revelador de conhecimento
    e empenho na historia destes populares mercedes, que marcaram uma epoca, sobretudo na capital, mas tambem espalhados um pouco pelo resto do país.

  2. Pingback: My dream car brought me here - Page 2 - Mazda Forum - Mazda Enthusiast Forums·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s