De encantar e esperar por mais
A 1ª Volta Turística Skoda – Inatel – Império Bonança teve um percurso de mais de uma centena de quilómetros. À primeira edição desta experiência turística, do (quase esquecido) género “rally paper”, assinada pelo Clube Escape Livre, compareceram cerca de uma dezena de viaturas e aproximadamente 30 pessoas, que não só viajaram por um território de paisagens diversificadas, como ainda ganharam prémios por isso.
Uma prova de estrada serviu de guia de percurso e prova de conhecimentos aos participantes, que partiram da Sovicentro – novo concessionário Skoda da Guarda – e terminaram na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, num dia de agradável calor. Interessante, foi verificar a interação das famílias para se guiar e responder às perguntas de observação e conhecimento, com charadas divertidas à mistura.
Ao longo do trajeto, referências a locais como o Vale do Mondego, a Ponte do Ladrão, o castelo de Trancoso e até mesmo o Museu de Arqueologia de Vale do Côa em Vila Nova de Foz Côa, onde os participantes encontraram à sua espera uma interessante visita guiada pela história da humanidade.
Após o almoço, no restaurante “O Bruíço”, o percurso incidiu mais sobre o rio Douro, com as paisagens caraterizadas pelas quintas vinícolas e amendoeiras e as típicas aldeias até Barca d’Alva e, por fim, Castelo Rodrigo.
No final, as famílias mostravam-se encantadas com o percurso. O regresso à Guarda ficou marcado por um lanche e pela entrega de prémios na Sovicentro a todas as equipas. Este foi um dia bem passado, numa iniciativa que poderá bem ser repetida no futuro.
Para Luís Celínio, “neste passeio ficámos aquém das expectativas na adesão registada, o que acreditamos ter acontecido por vários motivos. Entre eles, um sábado que acabou por registar uma grande quantidade de atividades e eventos na nossa região e por outro lado e sem dúvida, a atual situação económica, que refreia os ânimos no que toca a qualquer tipo de custo acrescido para atividades de lazer, mesmo que não muito elevado. Ainda assim, decidimos avançar para a sua realização e quem participou gostou e identificou-se com a qualidade do programa oferecido.”
A 1ª Volta Turística teve o apoio da Sovicentro, o novo concessionário Skoda na Guarda, da Fundação Inatel e da seguradora Império Bonança, para além do apoio da Rádio altitude e do Jornal A Guarda.

