Testes de F1 no Abu Dhabi começaram com 14 pilotos
Jean-Éric Vergne, ao volante de um Red Bull/Renault, foi o mais rápido no primeiro dia de testes de F1, reservado a jovens sem palmarés naquela competição. O francês, que repete a experiência de 2010, então com a Toro Rosso, deixou o segundo mais rápido, Jules Bianchi (Ferrari) a quase 1s. O melhor estreante absoluto foi o canadiano Robert Wickens, terceiro com um Renault.
Não foi nenhuma novidade que Jean-Éric Vergne tenha sido o mais rápido no primeiro dia de testes reservados aos “rookies” de F1, no Abu Dhabi. Piloto “veterano” nas fileiras da Red Bull, teve em Yas Marina a sua primeira oportunidade de rodar com um Red Bull/Renault, depois de aqui ter feito a sua estreia, em 2010, mas com a Toro Rosso, equipa com que, ao longo desta temporada, participou em algumas sessões de treinos livres de sexta-feira. E não é mesmo de estranhar pois, já em 2010, o mais rápido tinha sido precisamente o piloto que utilizou o chassis campeão, nessa altura um tal de Daniel Ricciardo – mais tarde promovido a piloto titular na HRT.
A seguir a Vergne, ficou, neste dia inicial de testes, outro “veterano” – Jules Bianchi, piloto de reserva da Ferrari e que se limitou a repetir a oportunidade que a marca de Maranello lhe tem dado, por várias vezes, de rodar ao volante de monolugares com o “cavallino rampante” em destaque no vermelho da carenagem. Hoje, Bianchi efectuou vários testes de aerodinâmica com o Ferrari, sem se preocupar muito com o cronómetro.
Depois, vêm Robert Wickens (que bateu Vergne na corrida ao título de FR 3.5 V6 e se estreou agora com a Renault) e Fabio Leimer, a fazer a sua estreia absoluta aos comandos de um F1, depois de ter rodado no pelotão da frente da GP2 e ter mesmo ganho uma das corridas extra-campeonato que tiveram lugar no Abu Dhabi.
Neste primeiro dia, estiveram em pista um total de 14 pilotos, mas apenas Vergne e Bianchi rodaram dentro do segundo 40, cerca de dois segundos mais rápidos que todos os outros. Mais palavras para quê?
OS TEMPOS DO DIA:
1º Jean-Éric Vergne (Red Bull/Renault), 1m40,011s (83 voltas); 2º Jules Bianchi (Ferrari), 1m40,960s (85); 3º Robert Wickens (Renault), 1m42,217s (78); 4º Fabio Leimer (Sauber/Ferrari), 1m42,331s (67); 5º Gary Paffett (McLaren/Mercedes), 1m42,912s (41); 6º Max Chilton (Force India/Mercedes), 1m43,016s (81); 7º Valtteri Bottas (Williams/Cosworth), 1m43,118s (71); 8º Oliver Turvey (McLaren/Mercedes), 1m43,502s (35); 9º Sam Bird (Mercedes), 1m43,548s (51); 10º Rodolfo González (Lotus/Renault), 1m44,022s (87); 11º Stefano Coletti (Toro Rosso/Ferrari), 1m45,278s (87); 12º Dani Clos (HRT/Cosworth), 1m45,329s (68); 13º Charles Pic (Virgin/Cosworth), 1m46,930s (30); 14º Adrian Quaife-Hobbs (Virgin/Cosworth), 1m47,292s (32).

